Apesar da crise dos chips, Toyota aumenta lucro em 22%

Montadora voltou a reduzir sua projeção de produção para o ano fiscal 2021-2022, que encerra em março

Redacao AB

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Montadora voltou a reduzir sua projeção de produção para o ano fiscal 2021-2022, que encerra em março

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Apesar da crise dos chips, a Toyota reportou lucro no terceiro trimestre fiscal, encerrado em 31 de dezembro. O lucro operacional global aumentou 22% na comparação com o resultado registrado em mesmo período de2021, chegando a 956,6 bilhões de ienes (US$ 7,25 bilhões) no trimestre de outubro a dezembro.

As vendas globais, por sua vez, subiram 16%s, com 2,3 milhões de veículos no período de três meses. O valor consolidado contempla as entregas das marcas Lexus e Toyota, além de Daihatsu e Hino.

Ao anunciar as finanças trimestrais, na quinta-feira, 9, a Toyota reduziu novamente sua meta de produção global para o atual ano fiscal, que termina em 31 de março. Desta vez em 100 mil veículos, devido à escassez de suprimentos, em especial a crise dos chips.


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De acordo com a nova projeção, o grupo japonês agora espera fabricar 9,1 milhões de veículos das marcas Toyota e Lexus no ano fiscal. A nova meta está abaixo dos 9,2 milhões anunciados em novembro, quando a Toyota cortou a previsão de 9,7 milhões. Mas ainda representa um aumento em relação aos 8,57 milhões do ano anterior.

A Toyota avalia as restrições de fornecimento, reconfigurando as especificações dos seus veículos para chips que estão em oferta mais abundante. Ao mesmo tempo em que tenta usar mais semicondutores de baixa especificação, segundo o site Automotive News.

“Só deus sabe” quando acaba a crise dos chips

Os negócios no crucial mercado dos Estados Unidos foram especialmente atingidos pela escassez de semicondutores. Especialmente porque a Toyota vende muitos veículos de grande porte e sofisticados por lá, que exigem muitos chips.

As restrições de oferta e o impacto das taxas de câmbio e da inflação levaram os negócios da Toyota na América do Norte a uma perda operacional regional no trimestre de outubro a dezembro.

A propósito. Sobre quando o fornecimento de chips voltará ao normal, Jun Nagata, diretor de assuntos institucionais da montadora, disse ao Automotive News: “Só Deus sabe”.


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