Existem mais de 80 modelos zero combustão no mercado EUA e eles correspondem a 6% das vendas
Pouco mais de um terço dos norte-americanos consideram comprar um carro elétrico quando forem trocar de automóvel. A nova pesquisa Reuters/Ipsos apontou que 34% da população dos EUA está de olho nesses modelos, enquanto 31% dispensam veículos de novas propulsões.
A pesquisa fez até recortes levando em consideração a simpatia pelos dois principais partidos políticos do país. Entre os democratas, 50% afirmaram que consideram comprar um carro elétrico, enquanto o índice é de 26% entre os republicanos e de 27%, entre os independentes.
Atualmente, existem mais de 80 modelos de veículos elétricos no mercado norte-americano. Contudo, esses automóveis representaram somente 6% de todas as vendas em 2022, ano que registrou um aumento de 60% na aquisição de elétricos.
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A Tesla é a principal fabricante de veículos elétricos nos Estados Unidos em vendas. Mas modelos de outras montadoras têm despontado entre os mais vendidos, como o Ford Mustang Mach-E, Chevrolet Bolt e Hyundai Ioniq.
Quanto os americanos aceitam pagar por um carro elétrico?
Segundo a pesquisa, 56% dos entrevistados estão dispostos a pagar até US$ 49.999 por um carro elétrico.
Em agosto do ano passado, o governo federal passou a oferecer US$ 7.500 em créditos fiscais para veículos elétricos, além de implementar outros incentivos para a fabricação de baterias para modelos elétricos. Mesmo assim, os EVs não saem por menos de US$ 50 mil.
A pesquisa também descobriu que 35% dos entrevistados desejam que o carro elétrico ofereça pelo menos 800 km de autonomia por carga completa – alcance que poucos e caros modelos oferecem.
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Biden quer que 50% das vendas de carros sejam de elétricos
O presidente Joe Biden quer que os carros elétricos e híbridos plug-in representem pelo menos 50% das vendas de automóveis até 2030.
Nas próximas semanas, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês) planeja propor novas e mais rigorosas regras de emissões para veículos até 2030.
De acordo com a Reuters, uma grande questão é se as novas regras da EPA serão condizentes com as metas agressivas do estado da Califórnia para aumentar os veículos de emissão zero e eliminar gradualmente os modelos movidos a gasolina até 2035.
A pesquisa Reuters/Ipsos entrevistou online 4.410 pessoas de todos os EUA. A margem de erro é de dois a três pontos percentuais.