Marca italiana terá dois modelos elétricos, enquanto chineses lançarão jipe híbrido para encarar Classe G
Duas fabricantes preparam novidades no segmento de SUVs com foco na eletrificação. Cada uma dentro das suas estratégias.
A BYD trabalha no projeto de um inédito jipe híbrido para encarar o Mercedes-Benz Classe G. Provisoriamente conhecido apenas pelo codinome interno SF, o veículo foi exibido com bastante camuflagem em um vídeo divulgado nas redes sociais.
Poucos detalhes foram revelados até o momento. Porém, a revista “Autocar”diz que o carro tem aproximadamente 5 metros de comprimento e 2,85 metros de distância entre eixos. O projeto do SF prevê bloqueio de diferenciais dianteiro, central e traseiro.
Além de transmissão automática, o jipe terá tração nas quatro rodas com proporções variáveis entre os eixos dianteiro e traseiro. O SUV ainda terá sistema de vetorização de torque nas rodas traseiras.
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O SF é o segundo produto off-road confirmado pela BYD nos últimos meses. Em janeiro, a fabricante anunciou o lançamento do Yangwang U8 – um jipe luxuoso concebido para encarar o EQG, a versão elétrica do Classe G.
O modelo será o primeiro da nova linha F, que deve contar com SUVs e picapes no futuro. A revelação oficial do novo jipe, ainda na forma de carro-conceito, deve ocorrer durante o Salão de Xangai, que acontecerá em abril deste ano.
Alfa Romeo trabalha em SUVs elétricos
Já a Alfa Romeo pretende lançar um novo SUV cupê elétrico de porte grande a partir de 2025. “Depois de 2026, nós vamos crescer significativamente. Vamos trazer para o mercado um produto do segmento “E” bastante apropriado para a América do Norte e para a Europa”, afirmou o CEO da marca italiana, Jean-Philippe Imparato, em entrevista à “Auto Express”.
Embora não tenha revelado qual é o modelo em questão, a publicação afirma que se trata de um SUV feito para brigar com Audi Q8 e-tron, Mercedes-Benz EQS SUV e BMW iX. A tendência é que a novidade da Alfa seja construída sobre a plataforma STLA desenvolvida pela Stellantis.
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O projeto será lançado juntamente com outro SUV elétrico feito sobre a mesma arquitetura do Giulia EV, que substituirá o Stelvio. Segundo Imparato, o modelo maior será revelado primeiro “porque quando você pensa em carro elétrico, você olha para os modelos mais sofisticados.
Potência pode chegar a 1.000 cv
O uso da plataforma STLA permitirá o uso de baterias de até 118 kWh. No caso do SUV-cupê, Imparato afirma que a meta da Alfa Romeo é de chegar a uma autonomia de 700 km. Entretanto, a “Auto Express” afirma que essa marca deve ser reduzida por conta do peso e do porte do SUV.
A motorização deve ser a mesma nos dois modelos. É provável que existam duas configurações: uma versão de entrada com 350 cv e uma configuração intermediária com aproximadamente 800 cv. Embora não haja confirmação, existem uma possibilidade de haver uma versão topo de gama com 1.000 cv, que levaria o sobrenome Quadrifoglio.
Seja como for, os dois veículos não devem ser produzidos antes de 2027 ou até 2028.