Montadora vai liberar espaço na Anchieta para fabricar outros modelos
A Volkswagen concentrou em Taubaté (SP) a produção do novo Polo Track. Mas a unidade vai receber o restante da linha do hatch compacto após modernização da fábrica que deve ser concluída até meados de março.
Segundo executivos da VW, a transferência de maquinário da unidade da Anchieta, no ABC paulista, para a outra planta paulista já está em andamento.
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Com isso, a fabricante abre espaço na fábrica de São Bernardo do Campo para outros modelos. O plano é aumentar a produção do sedã Virtus, recentemente remodelado, e do SUV Nivus.
Volkswagen quer voltar à era de ouro em Taubaté
A movimentação da montadora tem outras razão de ser. A fábrica de Taubaté, em seu auge, já teve capacidade acima de 200 mil unidades.
O novato Polo Track tem a missão de substituir o Gol, que saiu de cena, mas no ano passado somou 72 mil unidades. Se colocarmos na conta da fábrica de Taubaté o Voyage (outro descontinuado), foram mais 35 mil veículos em 2022.
Ou seja, Taubaté colocou na rua volume superior a 100 mil carros. E a verdade é que o Polo Track sozinho chegará só à metade disso em seu primeiro ano de vida – com otimismo.
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Tanto que a VW nem fala em projeção de vendas da versão de entrada. Seja pela incerteza no que diz respeito ao fornecimento de semicondutores e outros componentes. Ou mesmo pela boa vontade dos frotistas migrarem do Gol para o Polo Track tão rapidamente – 76% dos emplacamentos do veterano hatch no ano passado foram vendas diretas.
Desta forma, a produção ali das outras versões da linha Polo reduzirá a capacidade ociosa da fábrica de Taubaté até a chegada do novo SUV compacto de entrada da marca. O modelo, chamado internamente de A0 SUV, já está na fase dos primeiros protótipos e tem lançamento previsto entre o segundo semestre de 2024 e início de 2025.