Além do Track, VW vai produzir toda a linha Polo em Taubaté

Montadora vai liberar espaço na Anchieta para fabricar outros modelos

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Montadora vai liberar espaço na Anchieta para fabricar outros modelos

Imagem de Destaque

A Volkswagen concentrou em Taubaté (SP) a produção do novo Polo Track. Mas a unidade vai receber o restante da linha do hatch compacto após modernização da fábrica que deve ser concluída até meados de março. 

Segundo executivos da VW, a transferência de maquinário da unidade da Anchieta, no ABC paulista, para a outra planta paulista já está em andamento. 


– Clique aqui para garantir sua presença no #ABX23 com preço especial


Com isso, a fabricante abre espaço na fábrica de São Bernardo do Campo para outros modelos. O plano é aumentar a produção do sedã Virtus, recentemente remodelado, e do SUV Nivus.

Volkswagen quer voltar à era de ouro em Taubaté

A movimentação da montadora tem outras razão de ser. A fábrica de Taubaté, em seu auge, já teve capacidade acima de 200 mil unidades. 

O novato Polo Track tem a missão de substituir o Gol, que saiu de cena, mas no ano passado somou 72 mil unidades. Se colocarmos na conta da fábrica de Taubaté o Voyage (outro descontinuado), foram mais 35 mil veículos em 2022.

Ou seja, Taubaté colocou na rua volume superior a 100 mil carros. E a verdade é que o Polo Track sozinho chegará só à metade disso em seu primeiro ano de vida – com otimismo. 


Leia também:
– VW moderniza fábrica de Taubaté para produção do Polo Track
– Volkswagen não conta para ninguém, mas Polo Track está nas concessionárias


Tanto que a VW nem fala em projeção de vendas da versão de entrada. Seja pela incerteza no que diz respeito ao fornecimento de semicondutores e outros componentes. Ou mesmo pela boa vontade dos frotistas migrarem do Gol para o Polo Track tão rapidamente – 76% dos emplacamentos do veterano hatch no ano passado foram vendas diretas.

Desta forma, a produção ali das outras versões da linha Polo reduzirá a capacidade ociosa da fábrica de Taubaté até a chegada do novo SUV compacto de entrada da marca. O modelo, chamado internamente de A0 SUV, já está na fase dos primeiros protótipos e tem lançamento previsto entre o segundo semestre de 2024 e início de 2025.