Governo federal quer entender o que sustentou o processo de homologação; veículo começou a circular na Califórnia em fevereiro
A Agência Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos (NHTSA, na sigla em inglês) abriu uma investigação sobre a autocertificação do robotaxi da Zoox, fabricante de carros autônomos da Amazon.
A reguladora informou que vai examinar o processo e os dados técnicos nos quais a empresa se baseou para certificar que o veículo atendeu aos requisitos federais para viajar em vias públicas.
Formalmente, esse tipo de investigação é chamada nos EUA como “consulta de auditoria”. A agência tem autonomia para determinar se uma empresa cumpriu sua obrigação legal ou não.
“A NHTSA considerará até que ponto a base de certificação da Zoox dependia de procedimentos de teste desenvolvidos unilateralmente ou determinações de que certos padrões eram inaplicáveis devido à configuração exclusiva do veículo”, afirmou a porta-voz Veronica Morales.
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Entenda o caso
Ainda em junho de 2022, a Zoox anunciou a autocertificação do carro autônomo, o que não infringe a legislação norte-americana, embora o governo possa questionar. Em setembro, a agência reguladora ordenou que a empresa da Amazon respondesse a perguntas sobre sua base para certificar o veículo.
Christopher Nalevanko, conselheiro geral da Zoox, disse que a empresa continua confiante em seu processo e dados de autocertificação. Segundo o executivo, a companhia está comprometida em colaborar com a NHTSA.
“A segurança é fundamental para a Zoox. Não há preocupações, violações ou acusações feitas pela reguladora em relação à Zoox. Esta é uma solicitação para obter um nível adicional de detalhes e informações sobre os testes de autocertificação realizados pela Zoox, que atenderam e até excederam os requisitos de desempenho aplicáveis”, defendeu.
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O robotaxi da empresa da Amazon começou a circular em algumas vias públicas da Califórnia, nos Estados Unidos, em fevereiro. O carro sequer tem volante e inicialmente está disponível apenas para funcionários da Zoox na Califórnia.
O veículo funciona como um serviço de transporte em um circuito de cerca de 3,2 km entre os dois edifícios principais da Amazon, em Foster City.
A empresa já construiu dezenas de robotaxis e planeja adicionar mais veículos à sua licença em breve. Ainda não há informações sobre quando o serviço será expandido para o público, pois dependerá de novas autorizações.