Com mercado de caminhões e ônibus mais fraco na Europa, carteira de pedidos recuou 15% no trimestre
As ações da Daimler despencaram na sexta-feira, 3, após a companhia ter destacado que o mercado na Europa está fraco na divulgação dos resultados do primeiro trimestre deste ano.
Os papéis da montadora de caminhões e ônibus caíram até 6,5%. As informações são da Reuters.
“O ‘sentimento depressivo’ na Alemanha estava impedindo a Daimler Truck na Europa”, disse o CEO Martin Daum durante teleconferência de resultados.
Segundo a Daimler, a carteira de pedidos caiu 15% na Mercedes-Benz, uma das marcas do grupo, na Europa, enquanto no negócio de caminhões na América do Norte as encomendas aumentaram 30% no trimestre.
VEJA MAIS:
– Mercedes entra no mercado de locação de caminhões
– Mercedes renova linha de caminhões e cobra maior queda dos juros
“A administração parece ter se tornado um pouco mais cautelosa do que antes, com base na entrada de pedidos menor do que o esperado no primeiro trimestre”, disse Fabio Hoelscher, analista da Warburg Research, à Reuters. “A orientação permanece intacta, mas parece que estamos caminhando mais para o limite inferior do que para o superior.”
Ele disse que isto teve um impacto descomunal na Daimler Truck, uma vez que a sua quota de mercado no país era duas vezes superior à do resto da Europa continental.
Oliver Wojahn, da mwb research, disse que os comentários de Daum estavam causando “crescentes dúvidas de que ocorreria uma recuperação dos mercados europeus, especialmente do mercado alemão, o mais importante na Europa”.
Queda no lucro na Europa e na Ásia
A Daimler Truck reportou lucro de 1,21 bilhão de euros (US$ 1,30 bilhão) no trimestre, superando a estimativa de mercado de 1,17 bilhão de euros. A Mercedes-Benz, no entanto, lucrou 4% a menos em comparação com o mesmo período do ano passado. Na Trucks Asia, outra marca da Daimler, o lucro caiu 39%.
O negócio da América do Norte reportou um aumento de 7% no lucro principal no trimestre.