Maior encontro de negócios do segmento reúne quase 3 mil lideranças para discutir o futuro da indústria no Brasil
Seis trilhas distintas de conteúdo de absoluta relevância, mais de 100 palestrantes, 3 mil profissionais reunidos e incontáveis apertos de mãos. Após dois anos, o ecossistema automotivo e da mobilidade voltou a se abraçar no Automotive Business Experience – #ABX22, maior evento de negócios do setor no Brasil, que fez jus ao lema: novas soluções nascem do encontro.
Realizado na quinta-feira, 8, no São Paulo Expo, o #ABX22 apontou novos rumos para o futuro do setor por meio de debates que envolveram influentes nomes da cadeia automotiva. As discussões, que giraram em torno de diversos temas, foram permeadas pelo o que a indústria teve, e terá, de fazer para garantir sua perenização num atípico cenário pós-pandêmico.
#ABX22: dos desafios tradicionais às projeções de futuro
As trilhas de conteúdo abordadas no encontro foram divididas em novas respostas aos desafios tradicionais da cadeia automotiva, oportunidades para a mobilidade no pós-pandemia, distribuição de veículos e experiência do consumidor, construção de soluções imediatas para o setor, transformação e evolução do segmento e ESG. Este último palco discutiu sobre termo cunhado já faz algum tempo, mas que se tornou uma buzzword após a crise sanitária de 2020.
Além da governança social, ambiental e corporativa, outro tema que passou a ser olhado com maior carinho, e interesse, pelas empresas durante a pandemia também foi alvo de discussão no #ABX22. O evento trouxe à luz as aplicações do metaverso na mobilidade e quando a tecnologia ganhará, de fato, força no setor automotivo.
O #ABX22 teve ainda importante painel acerca do que as fabricantes de veículos projetam para o Brasil, incluindo executivos das maiores montadoras instaladas no país. Para completar, o evento contou com a presença do atual ministro da Economia, Paulo Guedes, que despendeu seu tempo para falar sobre a indústria automotiva nacional e como ela se encaixa no atual contexto global.
“O Automotive Business Experience se consolidou, nesta edição, como um mecanismo capaz de desenvolver e oferecer ferramentas fudamentais para que as lideranças do presente e do futuro garantam a perenização do setor automotivo e da mobilidade brasileiro”, diz Paula Braga, CEO de Automotive Business.
“Companhias tiveram de dar uma guinada brusca em sua cultura e processos nos últimos dois anos. No ABX22, felizmente, profissionais puderam trocar informações necessárias para que possam se preparar melhor para crises vindouras”, arrematou a executiva.
Reconhecimento e sustentabilidade
Marcas com o maior poder de recomendação dos seus consumidores por meio do NPS de percepção foram reconhecidas no #ABX22. Em parceria com Automotive Business, a SoluCX, especializada em pesquisa de satisfação e lealdade do cliente, entregou o NPS Awards 2022 em sua Edição Mobilidade.
Tivemos ainda, evidentemente, o Prêmio Automotive Business – outrora conhecido como Prêmio de Reconhecimento à Excelência e à Inovação. A cerimônia condecorou companhias, projetos e pessoas que fomentam a evolução do setor automotivo e da mobilidade.
O troféu entregue aos vencedores foi feito com madeira de reflorestamento certificada e também com material de reuso. A prática sustentável, vale frisar, permeou todo o evento – que utilizou materiais de comunicação impressos em tecido, no lugar de banners ou itens que seriam descartados posteriormente.
O material, contudo, será doado à ONG Grupo Primavera, que se dedica a promover cultura e educação para crianças e jovens de até 18 anos. Além disso, o #ABX22 teve o apoio do Mercado Circular, iniciativa que atrela melhor uso de recursos naturais ao desenvolvimento da economia.
Por fim, foi divulgado no evento levantamento inédito sobre ESG no setor automotivo e da mobilidade. O estudo realizado por Automotive Business certamente será de grande valia para empresas e lideranças que pretendem construir agenda ESG robusta.
Arte e literatura
O Automotive Business Experience mostrou, em sua edição 2022, que realmente se trata de proposta única no ecossistema automotivo e da mobilidade. O evento adentrou no universo da literatura, e contou com o lançamento de duas obras.
A primeira delas tem deliciosa mistura entre pincéis e automóveis. “Arte sobre Rodas”, do fotógrafo e artista visual Luis Prado, se propõe a reaplicar a paleta de cores de grandes mestres em carros icônicos. O resultado é estonteante.
Além do livro, os participantes do #ABX puderam ter uma experiência imersiva. Em uma galeria virtual, passearam por corredores e tiveram a possibilidade de comprar as obras de Prado.
Outro lançamento na seara literária foi o de “Fora do Automático”, do consultor Murilo Moreno. A obra faz provocações sobre marketing e comportamento do consumidor e tem prefácio assinado por José Salibi Neto, proeminente figura da área de gestão.
#ABX22 serviu de espaço para fomentar negócios
O maior evento de negócios do ecossistema deve, claro, fomentar negócios. Justamente por isso, reuniu 54 startups com soluções promissoras para o setor automotivo e da mobilidade. A curadoria foi realizada pela 100 Open Startups, líder em open innovation no país.
Os participantes do #ABX22 puderam marcar reuniões com os empreendedores por meio de plataforma. Além das startups, a rodada de negócios também contou com a presença de profissionais da cadeia de valor tradicional.
A ferramenta foi usada para agendar 1.365 reuniões. 288 conversas foram realizadas. Estas geraram 150 conexões concretas com corporações. Isso demonstra o quão especial foi esta oportunidade de se criar um ambiente propício para unir setor automotivo às startups.
“Um dos pontos fundamentais para vencer nesse período pós-pandêmico é o diálogo com instituições de ensino e empresas mais jovens”, ressalta Paula Braga, CEO de Automotive Business. “Apostar em inovação aberta é, certamente, um dos pilares para a manutenção de uma empresa. Esperamos ver mais interações entre startups e companhias tradicionais do setor no ABX23”, completou.
A redação deste Automotive Business faz coro, e aguarda ansiosamente pelo #ABX23. Por ora, traremos aos leitores nos próximos dias temas caros à edição deste ano. E, para os que se inscreveram no #ABX22 digital, um aviso: o conteúdo do evento estará disponível para apreciação a partir do dia 15/09, na área logada do site oficial.
A cobertura do #ABX22 é patrocinada por: