Nova picape média estreia em três versões focadas na base da categoria
A experiência de uma marca no Brasil pode fazer toda a diferença. É nisso que aposta a Fiat com a Titano, seu mais recente lançamento. Em vez de entrar de peito aberto em um segmento com concorrentes fortes e muito tempo de estrada, a fabricante italiana resolveu focar na base da categoria de picapes médias.
São três versões da Titano, com preços entre R$ 219.990 e R$ 259.990. Na humildade e tática da empresa que tem ciência da concorrência. E noção de que surge agora com um produto dono de um passado de idas e vindas que pode levantar desconfianças e suspeitas por parte do consumidor, além de um dos motores menos potentes da categoria (180 cv).
SAIBA MAIS:
– Titano pode reforçar valor agregado que a Fiat tanto busca nos últimos anos
– As picapes vão dominar o mercado brasileiro?
Por isso mesmo, a picape desenvolvida pela chinesa Dongfeng e lançada há mais de três anos como Peugeot Landtrek estreou no Brasil com estas três configurações muito bem definidas em preços e equipamentos para tentar agradar a públicos-alvo específicos. E como se posiciona a Fiat Titano neste sentido?
De olho nas vendas diretas
A configuração mais básica da Fiat Titano é aquela que mira justamente na venda direta. A Stellantis, dona da marca italiana, diz que a opção Endurance é voltada a produtores rurais e frotistas. Isso explica o fato dela ser a única com câmbio manual e aliviada em equipamentos. As rodas são de aço e sequer oferece central multimídia, sensor de ré ou protetor de caçamba.
Por R$ 219.990, ela vai brigar justamente pelas vendas diretas com a Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX, com desenho antigo e transmissão manual, que custa R$ 90 a menos. Porém, tem motor 2.4 de 190 cv, multimídia com tela de 6,75″ e caçamba com proteção no padrão X Liner.
Detalhe que a marca japonesa trabalha muito bem com vendas governamentais. Em especial com as variantes exclusivas para pessoas jurídicas, as Triton GL e GLS da geração anterior da picape – essas, porém, só têm preço sob consulta.
Ao mesmo tempo, a Titano de entrada se mostra competitiva em relação à outra rival forte nas vendas diretas. A Chevrolet S10 começa em R$ 232.710, mas esse preço é para a cabine simples. Outra adversária seria a Toyota Hilux, também CS, que custa R$ 226.790.
Funcionalidade meio termo
A Titano Volcano custa R$ 239.990 e, segundo a Fiat, é aquela para ser versátil. Na cabeça do marketing da montadora, servirá tanto para quem quer usar a picape para o trabalho, como para quem quer usá-la para o lazer – seja na cidade ou na estrada.
A opção intermediária agrega câmera 180 graus, sensor de ré, multimídia com tela de 10”, couro nos bancos e volante, capota marítima, protetor de caçamba, rodas de liga leve aro 17”, entre outros.
Esta se mostra competitiva perante a S10 LS CD, que sai por R$ 247.860. E também frente à recém-lançada versão GLS da L200 Sport Outdoor, por R$ 245.490, ou à Hilux STD Power, de R$ 242.590. Todas, porém, são mais potentes.
A principal rival da Titano Volcano acaba por ser a Ford Ranger XL 4×4. O modelo da marca estadunidense custa exatamente o mesmo com o motor mais “fraco” da terceira geração da picape – 2.0 de 170 cv -, mas dono do projeto mais moderno da categoria no momento.
Para os picapeiros pirarem
A topo de linha Ranch é daquelas com detalhes estéticos para tentar atrair aventureiros urbanos, agroboys e afins. Leva santantônio, estribos laterais, faróis, lanternas e DRL de LEDs e vistosas rodas aro 18”. Câmera 360, sensor de estacionamento dianteiro, ar automático, chave presencial, rebatimento elétrico dos espelhos e bancos com ajustes elétricos também fazem parte da lista.
Mais uma vez, por R$ 259.990, empata na etiqueta com a Ranger. A variante XLS 2.0 (170 cv) automática da picape da Ford tem quadro de instrumentos com display de 8”, carregador de celular por indução e multimídia com conexão sem fio para smartphones. Mas não oferece os bancos elétricos, por exemplo.
Outras adversárias do segmento ficam mais cara que a Fiat Titano Ranch. A S10 LT sai por R$ 268.060, a L200 Sport HPE custa R$ 269.990 e a Hilux SR tem preço de R$ 272.190.