Com quem a Fiat Titano vai brigar no mercado

Nova picape média estreia em três versões focadas na base da categoria

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Nova picape média estreia em três versões focadas na base da categoria

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A experiência de uma marca no Brasil pode fazer toda a diferença. É nisso que aposta a Fiat com a Titano, seu mais recente lançamento. Em vez de entrar de peito aberto em um segmento com concorrentes fortes e muito tempo de estrada, a fabricante italiana resolveu focar na base da categoria de picapes médias.

São três versões da Titano, com preços entre R$ 219.990 e R$ 259.990. Na humildade e tática da empresa que tem ciência da concorrência. E noção de que surge agora com um produto dono de um passado de idas e vindas que pode levantar desconfianças e suspeitas por parte do consumidor, além de um dos motores menos potentes da categoria (180 cv).


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Por isso mesmo, a picape desenvolvida pela chinesa Dongfeng e lançada há mais de três anos como Peugeot Landtrek estreou no Brasil com estas três configurações muito bem definidas em preços e equipamentos para tentar agradar a públicos-alvo específicos. E como se posiciona a Fiat Titano neste sentido?

De olho nas vendas diretas

A configuração mais básica da Fiat Titano é aquela que mira justamente na venda direta. A Stellantis, dona da marca italiana, diz que a opção Endurance é voltada a produtores rurais e frotistas. Isso explica o fato dela ser a única com câmbio manual e aliviada em equipamentos. As rodas são de aço e sequer oferece central multimídia, sensor de ré ou protetor de caçamba.

Por R$ 219.990, ela vai brigar justamente pelas vendas diretas com a Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX, com desenho antigo e transmissão manual, que custa R$ 90 a menos. Porém, tem motor 2.4 de 190 cv, multimídia com tela de 6,75″ e caçamba com proteção no padrão X Liner. 

Detalhe que a marca japonesa trabalha muito bem com vendas governamentais. Em especial com as variantes exclusivas para pessoas jurídicas, as Triton GL e GLS da geração anterior da picape – essas, porém, só têm preço sob consulta.

Ao mesmo tempo, a Titano de entrada se mostra competitiva em relação à outra rival forte nas vendas diretas. A Chevrolet S10 começa em R$ 232.710, mas esse preço é para a cabine simples. Outra adversária seria a Toyota Hilux, também CS, que custa R$ 226.790.

Funcionalidade meio termo

A Titano Volcano custa R$ 239.990 e, segundo a Fiat, é aquela para ser versátil. Na cabeça do marketing da montadora, servirá tanto para quem quer usar a picape para o trabalho, como para quem quer usá-la para o lazer – seja na cidade ou na estrada.

A opção intermediária agrega câmera 180 graus, sensor de ré, multimídia com tela de 10”, couro nos bancos e volante, capota marítima, protetor de caçamba, rodas de liga leve aro 17”, entre outros. 

Esta se mostra competitiva perante a S10 LS CD, que sai por R$ 247.860. E também frente à recém-lançada versão GLS da L200 Sport Outdoor, por R$ 245.490, ou à Hilux STD Power, de R$ 242.590. Todas, porém, são mais potentes.

A principal rival da Titano Volcano acaba por ser a Ford Ranger XL 4×4. O modelo da marca estadunidense custa exatamente o mesmo com o motor mais “fraco” da terceira geração da picape – 2.0 de 170 cv -, mas dono do projeto mais moderno da categoria no momento.

Para os picapeiros pirarem

A topo de linha Ranch é daquelas com detalhes estéticos para tentar atrair aventureiros urbanos, agroboys e afins. Leva santantônio, estribos laterais, faróis, lanternas e DRL de LEDs e vistosas rodas aro 18”. Câmera 360, sensor de estacionamento dianteiro, ar automático, chave presencial, rebatimento elétrico dos espelhos e bancos com ajustes elétricos também fazem parte da lista.

Mais uma vez, por R$ 259.990, empata na etiqueta com a Ranger. A variante XLS 2.0 (170 cv) automática da picape da Ford tem quadro de instrumentos com display de 8”, carregador de celular por indução e multimídia com conexão sem fio para smartphones. Mas não oferece os bancos elétricos, por exemplo.

Outras adversárias do segmento ficam mais cara que a Fiat Titano Ranch. A S10 LT sai por R$ 268.060, a L200 Sport HPE custa R$ 269.990 e a Hilux SR tem preço de R$ 272.190.