Novo Mercedes-Benz Classe G se rende à eletrificação

Jipe recebe leves retoques no design e mais tecnologia na lista de equipamentos de série

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Jipe recebe leves retoques no design e mais tecnologia na lista de equipamentos de série

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A Mercedes-Benz apresentou a primeira atualização da atual geração do Classe G. O jipe preserva as formas retilíneas que o acompanham desde sua estreia em 1979, mas traz novidades importantes em relação a motores, eletrificação e lista de equipamentos.

Classe G exibe pequenas mudanças no design

No design, a grade frontal foi redesenhada e agora tem quatro barras horizontais em vez de três. Os faróis redondos ganharam iluminação de LED, os para-choques também são novos e a câmera de ré foi posicionada acima do suporte da placa traseira. 


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Quem quiser poderá optar pelo pacote estético Professional Line Exterior, que acrescenta grades de proteção para os faróis, para-barros e pneus de uso off-road. Já os kits Exclusive Line e AMG Line apostam na esportividade.

O G 63 também passou por atualizações. A grade frontal vem com três barras horizontais e para-choque exclusivamente desenhado pela AMG, com apliques de aço inoxidável. Os faróis de LED adaptativos são capazes de iluminar o horizonte com 84 LEDs. Uma cor exclusiva chamada Hyper Blue Magno também é oferecida como parte da linha Manufaktur.

Central multimídia agora tem tela tátil e assistente pessoal

A cabine teve mudanças pontuais sem abandonar o estilo clássico. As saídas de ar laterais ganharam iluminação e elementos tradicionais, como a alça para o passageiro e os botões que ativam o bloqueio do diferencial, permanecem onde estavam.

O volante multifuncional é revestido em couro do tipo nappa e a central multimídia MBUX finalmente ganhou tela sensível ao toque de 12,3 polegadas – que faz companhia ao painel digital, também de 12,3 polegadas. 

O sistema suporta Android Auto e Apple CarPlay sem uso de fios e agora oferece assistente pessoal com reconhecimento de comandos de voz, como no restante da gama Mercedes-Benz. A tecnologia de realidade aumentada foi incorporada ao sistema de navegação por satélite, sobrepondo informações gráficas e de trânsito às imagens em tempo real.

Para quem senta no banco traseiro há duas telas embutidas nos encostos de banco dianteiros, sendo que cada uma delas tem 11,6 polegadas.

Classe G segue valente fora do asfalto

A capacidade do Classe G de vencer obstáculos no fora-de-estrada segue inalterada. Segundo a Mercedes-Benz, o jipe consegue transpor trechos com até 70 cm de profundidade de água e lama, com inclinação lateral de até 35º e ângulos de ataque e saída de 31º e 30º, respectivamente. 

O modelo agora sai de fábrica com a suspensão adaptativa, anteriormente oferecida apenas como opcional. A fabricante diz que os amortecedores podem compensar com eficiência os desníveis de superfícies irregulares e são muito mais resistentes do que as peças anteriores.

Gama de motores do Classe G tem tecnologia híbrida-leve

A Mercedes-Benz decidiu aderir à eletrificação na gama de motorizações do Classe G.

O G 500 é movido por um motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha, que entrega 449 cv e 57,1 kgfm de torque máximo. Como usa tecnologia híbrida-leve, também reúne um motor elétrico de 20 cv e 20,4 kgfm, responsável também por alimentar o sistema elétrico de 48 volts.

Já a motorização a diesel do G 450d entrega 367 cv (aumento de 20 cv em relação ao seu antecessor) e 76,5 kgfm – nada menos do que 20,4 kgfm a mais.

Até o G 63 se rendeu à eletrificação: o motor 4.0 V8 biturbo de 585 cv e 86,7 kgfm ganhou a companhia da tecnologia de 48 volts e de um alternador de partida integrado. Com tudo isso, o jipe pode receber mais 20 cv e 20,4 kgfm por alguns segundos.

Em conjunto com o kit opcional AMG Performance, ele vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 240 km/h.

O novo Classe G já está à venda na Alemanha, onde parte de pouco mais de € 122 mil. Ainda não previsão de quando ele deve desembarcar no Brasil.