Ram lança nova 1500 para manter liderança entre picaponas

Modelo full size é reestilizado, estreia motor e ganha novo pacote ADAS com itens de assistência à condução

Redacao AB

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Modelo full size é reestilizado, estreia motor e ganha novo pacote ADAS com itens de assistência à condução

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A Ram é meio que referência e sinônimo de liderança quando o assunto são as picaponas. Tanto é que, depois que a marca se firmou no Brasil, rivais tradicionais dela nos EUA voltaram a dar atenção ao segmento dos chamados modelos “full size”. 

Para não dar bobeira, a Ram trata de apresentar a nova 1500, que chegará ao mercado brasileiro na segunda quinzena de novembro. Além da clássica reestilização, a picape grande recebe novo motor e mais equipamentos, inclusive do pacote ADAS.


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O propulsor em questão é o Hurricane 6, um rotundo 3.0 biturbo com injeção direta de alta pressão (350 bar). O novo motor gera 426 cv, 64,8 kgfm de torque e trabalha com uma caixa automática de oito marchas para cumprir o 0 a 100 km/h em 5,3 segundos.

Picapona da Ram pode aumentar vão livre do solo automaticamente

A tração da renovada picapona da Ram, obviamente, é 4×4 com reduzida e modo sob demanda, além de calibragem para cinco tipos de terreno. A suspensão pneumática (braço duplo oscilante na frente e eixo rígido multibraço, atrás) tem cinco níveis de regulagens, inclusive dois “off-roads” que aumentam o vão livre do solo para até 26 cm.

A caçamba tem volume para 1.200 litros, mas a carga útil é de “apenas” 557 kg – metade do que leva uma picape média. O compartimento também traz dois boxes nas laterais, com 107 litros cada, capota marítima, iluminação de LED, tomada 115V e tampa de alumínio com abertura e fechamento remotos.

Pacote de segurança renovado

Obviamente, na atualização de meia-vida, a Ram teve de dar aquela incrementada no recheio da picapona. A 1500 passa a ter central multimídia Uconnect com tela de 14,5” e conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio, GPS nativo e opção de divisão de tela.

Ainda entre os equipamentos, câmera 360°, instrumentos em display de 12,3”, ar-condicionado automático bizona, volante, banco do motorista e pedais com ajustes elétricos e som premium da Harman Kardon com 19 alto-falantes, subwoofer e 900 watts de potência.

Na parte de segurança, retrovisor digital, head-up display colorido com projeção de 10”, seis airbags e um pacote ADAS renovado. Os itens de auxílio à condução da nova 1500 incluem controle de cruzeiro adaptativo e assistente ativo de permanência em faixa.

O alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência da picapona da Ram agora também detecta possíveis batidas em cruzamentos. A linha 2025 da nova 1500 ainda recebe detector de fadiga​, assistente para manobras e reconhecimento de placas de limite de velocidade.

O que mudou na linha 2025 da nova Ram 1500?

A marca seguiu a receita de bolo para atualizar o design da nova 1500 na linha 2025. A picapona da Ram recebeu para-choques dianteiro e traseiro, faróis full LED e faróis de neblina (também de LEDs) redesenhados, além de novas rodas de liga leve e lanternas traseiras. 

Dentro, novos revestimentos de couro para os bancos e painéis. Os bancos dianteiros são ventilados e aquecidos, enquanto os assentos laterais traseiros também têm sistema de aquecimento.

A nova Ram 1500 custa R$ 540.990 na versão Laramie. E chega a R$ 555.990 na opção Night Edition, que tem detalhes escurecidos por dentro e por fora, rodas pretas com aros de 22”, capô esportivo, faróis e lanternas com máscara escura, além de grade, capas dos retrovisores e maçanetas em preto brilhante.

No nichado segmento das picapes, a Ram mantém a liderança isolada e absoluta. No acumulado de janeiro a setembro, a marca teve 1.263 emplacamentos da 2500 e 1.137 licenciamentos, da 1500 – não vamos nem entra no mérito da exagerada 3500, que também supera fácil as mil unidades.

A Chevrolet Silverado registrou 1.051 unidades no mesmo período. Já a Ford F-150, que foi renovada recentemente (e chegou com atraso por aqui) anotou 303 veículos vendidos.