Evento mantém o formato tradicional de autoshows do passado e tem poucos destaques para o Brasil
O Salão de Paris é um dos poucos grandes eventos globais do setor automotivo realizados em 2024. A mostra, que divide o protagonismo na Europa com o Salão de Munique – ex-Frankfurt -, é uma das poucas que mantém o (defasado) modelo de autoshows pelo mundo.
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Nesta edição, as poucas novidades estão distribuídas entre as marcas francesas e chinesas. Confira abaixo alguns destaque do Salão de Paris de 2024:
Renault R4 E-Tech
Assim como fez no ano passado, quando apresentou o R5, a Renault buscou inspiração no passado para lançar seu novo carro elétrico.
O Renault R4 E-Tech tem linhas bem parecidas com as do R4 original, que foi vendido de 1961 a 1994. A diferença é que agora ele é um crossover com ares de SUV em vez de um espartano hatch.
Feito sobre a mesma plataforma AmpR Small do R5, o crossover tem duas variações: 122 cv (90 kW) e 22,9 kgfm e 150 cv (110 kW) e 25 kgfm.
Na versão mais potente, o 4 E-Tech vai de 0 a 100 km/h em pouco mais de oito segundos.
O modelo será disponibilizado com dois tamanhos de bateria: 40 kWh e 52 kWh. A autonomia chega a 400 quilômetros com a bateria maior ou mais de 300 km de alcance com a menor, ambos pelo ciclo WLTP.
Caso seja recarregada em uma estação DC de até 100 kW, ele precisará de 30 minutos para saltar de 15% a 80%.
Após o debute em Paris, o R4 será lançado na Europa em 2025.
Leapmotor B10
A Leapmotor, marca chinesa de carros elétricos da Stellantis, trouxe um novo SUV para o evento parisiense.
O B10 é o terceiro modelo da empresa e terá papel fundamental na estratégia de crescimento da companhia, que realiza seu plano de expansão pelos mercados mais importantes da Europa.
A Leapmotor ainda não divulgou detalhes a respeito do novo SUV, que faz sua estreia mundial em 2025.
Assim como os outros modelos, o B10 terá na relação custo/benefício um de seus principais diferenciais. A ideia é que ele concorra, inclusive, com alguns compatriotas, como o BYD Yuan Plus.
Vale lembrar que a Leapmotor estreia no mercado brasileiro ainda em 2024, com início das vendas previsto para o ano que vem.
Citroën C5 Aircross Concept
A Citroën aproveita a mostra para exibir o C5 Aircross Concept, que (adivinha?) antecipa a próxima geração do C5 Aircross.
Construído sobre a moderna plataforma STLA Medium, o modelo vai concorrer com a próxima geração do Jeep Compass (que, aliás, usa a mesma base da Stellantis) e o Volkswagen Tayron.
Apesar de ser um carro-conceito, o C5 Aircross Concept tem vários elementos de design presentes em outros modelos da atual gama de produtos da Citroën. A traseira, por exemplo, remete ao C3 Aircross lançado em mercados como América do Sul e Europa.
Seu forte é a aerodinâmica, que, segundo a Citroën, é até 30% superior a do atual C5 Aircross. Quando chegar ao mercado, o novo SUV deve ter várias opções de motorizações eletrificadas.
Volkswagen Tayron
A Volkswagen trouxe uma das poucas novidades fora de França e China. O Tayron é o sucessor do Tiguan Allspace, ficando entre o Touareg e o Tiguan europeu de cinco lugares.
Com a opção de levar até sete pessoas a bordo, o Tayron mede 4,77 metros de comprimento e tem generosos 2,79 metros de distância entre eixos.
A cabine pode vir com um painel digital de 12,9 polegadas ou uma combinação de painel de 10,25 polegadas com uma tela central de 15 polegadas. A gama de motorizações inclui opções híbridas plug-in, cuja potência pode chegar aos 272 cv.
Se você curtiu o Tayron, então vai gostar de saber que o SUV será vendido no Brasil, onde também ocupará o lugar do Tiguan Allspace.
Renault Twingo E-Tech
O Twingo está prestes a resgatar todo o carisma de sua primeira geração. Pelo menos é o que indica o protótipo apresentado em Paris.
Apesar de modernizadas, as linhas são bem parecidas com as do primeiro Twingo, que foi lançado na Europa em 1992 e logo se tornou um sucesso global.
Com estreia prevista para 2026, o Twingo E-Tech deve ficar na faixa dos € 20 mil. Para tanto, a própria Renault busca parceiros na China para baratear os custos de produção.