Nissan constrói fábrica de baterias em estado sólido para carros elétricos

Previsão é que tecnologia esteja em veículos de produção até 2028

Redacao AB

Redacao AB

Previsão é que tecnologia esteja em veículos de produção até 2028

Imagem de Destaque

A Nissan revelou detalhes sobre a construção de sua fábrica de baterias em estado sólido no Japão. As obras estão em andamento na sede da empresa, em Yokohama.

A fabricante afirma que a linha de montagem começará a operar em um programa piloto com o intuito de promover o “desenvolvimento de tecnologias inovadoras de manufatura para as baterias”.


VEJA MAIS:

– Nissan quer vender 1 milhão de carros a mais e reduzir custos dos elétricos

– Nissan aumentou produção e vendas globais de carros elétricos em 2023


Baterias recarregam mais rápido e custam menos

As baterias em estado sólido possuem o dobro de potencial de densidade de energia em relação às baterias de íon-lítio, que hoje equipam a maioria dos carros elétricos. Entre os outros benefícios estão o menor tempo de recarga devido ao suporte de maior potência e o menor custo de produção devido ao uso de materiais mais baratos.

A montadora pretende lançar carros elétricos equipados com baterias em estado sólido no ano fiscal de 2028. A medida faz parte do plano Nissan Ambition 2030, que prevê o lançamento de 23 novos modelos eletrificados, incluindo 15 novos veículos elétricos, até o ano fiscal de 2030. A promessa é que as marcas Nissan e Infiniti atinjam um mix global de eletrificação superior a 50%.

Fabricante quer equipar vários produtos com baterias

A Nissan pretende utilizar baterias em estado sólido em uma ampla gama de segmentos, incluindo picapes, para tornar seus carros elétricos mais competitivos diante da concorrência.

Enquanto isso, a fabricante diz que está realizando diversas pesquisas e estudos de viabilidade sobre diversos assuntos ligados à eletrificação e até ao desenvolvimento de grandes cidades utilizando baterias de carros elétricos como geradores.