Chuvas no RS afetam produção da GM em Gravataí e da Stellantis na Argentina

General Motors estendeu day-off aos funcionários até o dia 10 de maio

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

General Motors estendeu day-off aos funcionários até o dia 10 de maio

Imagem de Destaque

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul fizeram  a General Motors manter a paralisação da produção do compacto Chevrolet Onix em Gravataí (RS) até sexta-feira, 10. A montadora estendeu o day-off (folga) aos funcionários.

A tragédia no estado afetou também a produção em países vizinhos. Segundo reportagem do site Motor1 Argentina, funcionários da fábrica da Stellantis em Córdoba foram informados sobre uma nova paralisação na unidade. A causa seria 


LEIA MAIS:
– General Motors paralisa produção do Onix em Gravataí
– GM anuncia investimento de R$ 7 bilhões para renovar linha de produtos no Brasil


A paralisação na GM que ocorreu entre os dias 2 e 7 de maio se deu em função de ajustes da produção às demandas do mercado. Em nota, a fabricante informou que “tem trabalhado em conjunto com o Instituto GM e voluntários para apoiar empregados atingidos e a comunidade com doações”. Veículos também foram emprestados para realizarem resgates.

A previsão é de que as atividades sejam reestabelecidas nas duas jornadas de trabalho na segunda-feira, 13. Esta não é a primeira vez no ano que a empresa concede folga aos funcionários. Em outros momentos do ano, sobretudo às sextas-feiras, a GM aplicou day-off na unidade.

Stellantis suspende dois turnos por causa das chuvas no RS

Na segunda, 6, foi a vez de a Stellantis interromper as operações em Córdoba, Argentina, onde é feito o sedã Fiat Cronos, também por causa das fortes chuvas no RS.

O comunicado da montadora ao que o Motor1 Argentina teve acesso alega que as entregas de componentes de fornecedores localizados no Sul do Brasil foram afetadas pelas chuvas e enchentes no RS. E que, por isso, a produção seria suspensa pelo resto da semana em dois turnos.

Em nota, a Stellantis Argentina confirmou a paralisação: “Além das razões particulares de volume de mercado e projetos futuros que podem alterar os planos de produção, o planejamento desta semana está sendo reajustado devido às consequências logísticas causadas pelas enchentes no sul do Brasil”, declarou a empresa.

Outras fábricas no RS também foram afetadas pelas chuvas

A chuva também afetou a produção de outras fabricantes do setor automotivo instaladas no estado gaúcho.

A Marcopolo, quem mantém produção em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, suspendeu totalmente as atividades de produção desde a última quinta-feira, 2. A fábrica de Ana Rech foi atingida pelas chuvas e teve o rompimento de uma calha de um setor produtivo. Na segunda-feira, 6, houve o retorno parcial das atividades produtivas, informou a companhia por meio de nota.

Algumas empresas do grupo Randoncorp voltaram a operar normalmente na segunda-feira. Não retornou, neste momento, a unidade Frasle Mobility, instalada em São Leopoldo.

A Dana, que mantém produção em Gravataí, informou que sua operação na unidade não foi afetada pela chuva, o que a levou a manter as atividades. “A empresa está prestando apoio e ajuda à comunidade e à família de alguns colaboradores de áreas afetadas”, informou a fabricante também por meio de nota.