Estratégia da montadora chinesa inclui modelos da marca Onvo e preços mais acessíveis em relação à Tesla
Com uma marca de “baixo custo”, a Nio vai colocar a faca nos dentes no mercado de carros elétricos. E, pelo visto, acirrar a guerra de preços em seu quintal. A fabricante chinesa prometeu lançar um novo veículo a cada ano pela sua subsidiária Onvo.
A estratégia passa por preço. O primeiro modelo dessa leva de elétricos, o SUV Onvo L60, foi apresentado recentemente pelo equivalente a US$ 30 mil, 12% mais barato que o Tesla Model Y.
VEJA MAIS:– Nio desenvolve baterias para carros elétricos com o dobro de vida útil
– Tesla chinesa, Nio chega ao mercado europeu
O segundo carro elétrico da Onvo, uma minivan, já está no forno. A expectativa da Nio é que só esses dois carros elétricos já garantam os lucros da empresa quando atingirem vendas mensais de 20 mil unidades.
A meta parece ousada, uma vez que as montadoras que atuam na China sofrem com margens pequena e queda nas vendas. Mesmo assim, a Nio quer buscar rentabilidade com a Onvo e outras duas marcas com as quais trabalha na China. A empresa tem 3% de participação no mercado total de veículos elétricos do país.
Nio também quer receitas com baterias para carro elétrico
A Nio também tem investido pesado em infraestrutura para carros elétricos, como troca de baterias e estações de carregamento. A expectativa é que só o serviço de reposição de baterias – que tem 2.415 pontos e vai ganhar mais mil – gere US$ 10 bilhões de faturamento anual.
Para alavancar tais serviços, a Nio mantém parceria com pelo menos seis fabricantes chinesas de carros elétricos desde o fim do ano passado. Entre elas, a Geely e suas seis marcas – como Zeekr e Volvo Car – Guangzhou e Changan.