Daimler e Volvo planejam joint venture para plataforma de veículos comerciais “inteligentes”

Fabricantes querem se tornar referência no desenvolvimento de hardware e software padronizados para desenvolvimento de caminhões

Redacao AB

Redacao AB

Fabricantes querem se tornar referência no desenvolvimento de hardware e software padronizados para desenvolvimento de caminhões

Imagem de Destaque

Duas gigantes do segmento de veículos pesados chegaram a um acordo preliminar para a formação de uma joint venture. Juntas, Daimler Trucks e Volvo planejam desenvolver uma plataforma comum por software e um sistema operacional dedicado para caminhões.

A futura plataforma servirá de base para os próximos veículos comerciais das empresas. A ideia é que a JV forneça serviços de recursos digitais e tecnologia para aprimorar os produtos de ambas as marcas.


SAIBA MAIS:– Daimler e Siemens criam plataforma de engenharia digital

– Volvo desenvolve caminhão autônomo baseado no FMX


Com essa nova plataforma, os próximos caminhões da Daimler e da Volvo poderão ser como dispositivos programáveis. Ou seja: usarão hardware e sistema operacional que permitirão atualizações rápidas de produtos

O objetivo é tornar a nova JV líder no desenvolvimento de hardware e software padronizados. Com 50% de participação de cada montadora, a nova empresa terá sede em Gotemburgo (Suécia) e vai operar de forma independente.

Plataforma da Daimler e Volvo facilitará descarbonização

Para as empresas, a parceria no desenvolvimento de tecnologia digital também será estratégica para suas respectivas metas de descarbonização e, consequentemente, dos clientes. 

“Tão importante quanto a transformação rumo a tecnologias de propulsão livres de emissões de CO2 é a digitalização do veículo. A parceria permitirá conceber recursos diferenciais de veículos digitais com ainda mais rapidez e eficiência. Poderemos desenvolver marcos de progresso no sistema operacional de caminhões e estabelecer um padrão para o setor”, acredita Martin Daum, CEO da Daimler Truck.

“Fazer com que o caminhão se torne um dispositivo programável, com hardware padronizado e sistema operacional para possibilitar rápidas atualizações de produtos, vai viabilizar para ambas as companhias a oportunidade de agregar valor para nossos clientes e seus clientes por meio de serviços e soluções digitais diferenciadas”, completa Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.

A expectativa é que o contrato definitivo para estabelecimento da joint venture seja assinado ainda este ano. E que a consolidação do negócio de sê no fim do primeiro trimestre de 2025.