Empresas da China vão investir em troca de baterias de carro elétrico

Serviço permite substituir bateria zerada por outra carregada antes de seguir viagem

Redacao AB

Redacao AB

Serviço permite substituir bateria zerada por outra carregada antes de seguir viagem

Imagem de Destaque

As chinesas Nio e FAW Group assinaram um acordo de cooperação estratégica para desenvolver a tecnologia de substituição de baterias de carros elétricos.


VEJA MAIS:– Nio desenvolve baterias para carros elétricos com o dobro da vida útil

– Montadora chinesa Nio investe em startup de fusão nuclear


As empresas também vão estabelecer padrões técnicos para carregamento e troca de baterias.

Com isso, a FAW será a sétima montadora parceira da Nio na substituição de baterias, ao lado de empresas como GAC e Geely.

Usuário poderá trocar baterias de seu carro elétrico

A Nio vem investindo bastante na infraestrutura para carros elétricos na China, financiando projetos de construção de pontos de recarga e de substituição de baterias.

Esta tecnologia utiliza baterias intercambiáveis, permitindo que o dono de um carro elétrico equipado com esta tecnologia (como os modelos da Nio) possa ir a uma estação de recarga e simplesmente trocar a bateria sem carga por outra completamente carregada, evitando ficar por minutos ou horas esperando até o fim da recarga.

Segundo o diretor executivo da Nio, William Li, a empresa espera ganhar US$ 10 bilhões por ano com o negócio de substituição de baterias. Essa projeção é feita estimando um crescimento de sua base de usuários em 100 vezes, que atualmente possui 500 mil pessoas cadastradas.

Li planeja construir mais 1 mil estações de troca de baterias ainda em 2024. Atualmente, a Nio mantém 2,4 mil pontos em toda a China.