Navio cargueiro da BYD chega ao Brasil com mais de 5 mil veículos eletrificados

Pela primeira vez no país, Explorer No.1 traz unidades que abastecerão mercado local

Marcus Celestino

Marcus Celestino

Pela primeira vez no país, Explorer No.1 traz unidades que abastecerão mercado local

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Perdoe-me pelo clichê cretino, mas os negócios da BYD vão de vento em popa. Por isso, a montadora de origem chinesa, que se tornou a maior fabricante de carros elétricos do mundo no ano passado, construiu pomposo navio cargueiro a fim de facilitar o transporte de seus veículos aos vários mercados que atende ao redor do globo. O Brasil, claro, um deles.

E, de uns tempos para cá, bom ainda destacar, nosso país virou uma espécie de trunfo para as fabricantes da China. Isso porque as sanções impostas pela União Europeia fizeram com que o território asiático olhasse com mais carinho para outras alternativas.

Tanto é que houve alta de mais de 500% nas exportações para o Brasil de veículos híbridos e elétricos lá feitos no janeiro-abril de 2024.


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Não à toa, o cargueiro da BYD, batizado de Explorer No. 1, logo na segunda viagem de sua história (a primeira jornada foi rumo à Europa), chega ao Brasil. O navio operado pela Zodiac Maritime atracou no Porto de Suape (PE) na segunda-feira, 27, com 5.459 unidades que irão abastecer o mercado nacional — mais especificamente a região Nordeste.

Segundo Nenko Nenkov, capitão do Explorer No. 1, os veículos levaram cerca de dois dias para serem embarcados na China. Para o desembarque, a estimativa é de aproximadamente dois dias e meio para que todas as unidades deixem o cargueiro — que retornará totalmente vazio.

Navio embarcou novos carros da BYD para o Brasil

O navio trouxe as primeiras, vale frisar, unidades do sedã King e do SUV Song Pro para o Brasil. Além dessas novidades, que chegam ao mercado entre junho e agosto, também vieram o subcompacto Dolphin Mini e o cupê Seal, já estabelecidos no país.

Construído pelo International Marine Containers Group, o navio Roll-on/ Roll-off tem capacidade para transportar até 7 mil veículos. Ele tem rampas dispostas para acesso às cargas, que entram e saem por seus próprios meios — algo típico desse tipo de embarcação — e mede 199,9 metros de comprimento. 

O Explorer No. 1 fez a viagem da China, de Lianyungang, ao Brasil em 27 dias e tem autonomia de 15.800 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 29,2 mil km. O navio bicombustível pode usar, além do usual, o GNL (gás natural liquefeito), reduzindo desse modo as emissões de poluentes.

BYD tem metas ambiciosas para o Brasil

Os números impressionam tanto quanto as ambições da BYD para o Brasil. A montadora afirma que já emplacou mais de 25,5 mil unidades em 2024 (43% a mais do que todos os emplacamentos de 2023) e pretende estar pelo menos entre as cinco maiores do país nos próximos cinco anos. 

Todavia, há expectativas de que a fabricante já figure no top 3 em vendas no nosso mercado até 2028. No janeiro-abril deste ano, segundo dados da Fenabrave, a BYD emplacou 21.979 automóveis e comerciais leves. O que a deixa na décima posição do ranking, com market share de 3,18%.

BYD quer trazer 100 mil veículos até julho

Além de Suape, a BYD também traz seus veículos por meio dos portos de Itapoá (SC) e Vila Velha (ES). Segundo interlocutores, a estimativa, ambiciosa, é de que a montadora tenha 100 mil unidades já no país até julho. Isso a fim de evitar a recomposição da alíquota de carros elétricos, que passará a 18% no início do segundo semestre e a 25% em julho de 2026.

Voltando à Suape, o porto recebeu 80.705 veículos em 2023 — 42% a mais que em 2022, segundo a administração. Com três pátios, tem capacidade para movimentar quase 433 mil unidades/ano.

Só em 2024, até o momento, 4.389 automóveis da BYD passaram pelo terminal pernambucano. No entanto, as unidades que atracaram na segunda-feira, 27, compõem a maior movimentação de veículos numa única chamada da história do porto.

Suape também atende General Motors, Volkswagen, Toyota, Renault, Nissan e Stellantis. No ano passado, esta última representou 73% das movimentações no porto.