Ram Classic R/T estreia em clima de despedida ao motor V8

Série limitada marca transição da marca para os propulsores de seis cilindros

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Série limitada marca transição da marca para os propulsores de seis cilindros

Imagem de Destaque

A Ram Classic acaba de ganhar a série especial R/T. Além da homenagear a linhagem dos modelos da Dodge que fizeram sucesso nos anos 70 (e já é utilizada pela própria marca na versão esportiva da Rampage), a novidade inicia o rito de despedida dos motores V8 nas picapes da fabricante.


VEJA MAIS:– Ram 1500 elétrica tem maior alcance e é mais potente do que rivais

– Picape mais cara do Brasil, Ram 1500 Limited aposta em luxo e tecnologia


A picape usa o mesmo conjunto mecânico da Ram Classic “convencional”. Falo de um 5.7 Hemi V8 com 400 cv e 56,7 kgfm de torque máximo, associado à transmissão automática de oito marchas.

O motor ainda tem uma tecnologia chamada MDS, capaz de desativar metade dos oito cilindros para reduzir o consumo em situações nas quais não são exigidos.

Serão comercializadas apenas 100 unidades, sendo 50 na cor preto Diamond e as outras 50 em vermelho Flame.

Detalhes exclusivos do lado de fora

A Ram Classic R/T tem faróis e lanternas com máscaras escurecidas, além da grade em formato de cruz (referência às picapes Dodge) e o símbolo do carneiro montanhês no lugar do nome da marca por extenso. O capô tem adesivo preto fosco e o logotipo R/T está presente na dianteira e nas faixas verticais que decoram as laterais da caçamba.

Por dentro, há soleiras em aço inoxidável e a plaqueta com a numeração da série. Quem adqurir a picape será presenteado com uma caixa de ferramentas e uma pasta de couro. Dentro dela estarão um certificado de aquisição com o número de chassi do veículo e uma carta assinada por Juliano Machado, vice-presidente da marca Ram para a América do Sul.

Ram Classic tem baixa capacidade de carga

Apesar da vocação esportiva, a Ram Classic ainda é uma picape. Sendo assim, ela tem capacidade volumétrica de 1.424 litros na caçamba e pode rebocar até 3.534 kg. A capacidade de carga, porém, é de apenas 531 kg – praticamente a metade do que leva a Rampage com motor 2.0 turbodiesel.

A lista de equipamentos de série inclui central multimídia com tela de 8,4″ e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som Alpine com 10 alto-falantes e 506 watts de potência, bancos dianteiros com comandos elétricos, aquecimento e ventilação, bancos traseiros rebatíveis, rodas de liga leve de 20″ e escapamento duplo, entre outros.

Picape será uma das últimas V8 da Ram

O status de colecionável, aliás, não se dá apenas pela tiragem limitada. A picape será um dos últimos modelos da Ram a sair de fábrica com motor V8 – a atual 1500 ainda usa o tradicional propulsor Hemi.

Enquanto isso, a Ram Classic R/T será vendida por R$ 359.990 a partir do dia 4 de junho, às 10h. Quando todas as unidades forem comercializadas, a marca já confirmou que as últimas unidades da Classic Laramie e Laramie Night Edition seguirão disponíveis aos clientes enquanto houver estoque.

Depois disso, a Ram deve seguir os passos da matriz e investir nos motores de seis cilindros. A linha 2025 da 1500 é movida por um 3.0 turbo seis cilindros em linha, que entrega 426 cv e 64,8 kgfm de torque máximo. Em tempo: o conjunto pertence à família Hurricane, da qual também faz parte o 2.0 turbo que equipa a Rampage