Primeira atualização do modelo tem mudanças no design e melhorias na cabine
A Porsche apresentou a primeira atualização da atual geração do 911. Apesar de (felizmente) não abandonar as linhas clássicas que fazem dele um dos esportivos mais venerados pelo mundo, o modelo agora tem uma motorização híbrida.
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Sua venda está confirmada no Brasil nas versões Carrera e Carrera GTS, sempre com tração traseira e carroceria conversível ou cupê. As entregas começam em 2025, mas a Porsche ainda não revelou quando as primeiras unidades podem ser reservadas.
Novo conjunto óptico
Como dito, a silhueta clássica do 911 foi preservada. No entanto, a fabricante realizou algumas melhorias e modificações com o intuito de aprimorar sua aerodinâmica.
Todo o conjunto óptico foi integrado aos faróis de LED de formato redondo, abandonando as tradicionais luzes de seta separadas. Os faróis têm tecnologia LED matricial (composta por mais de 32 mil pontos de luz e alcance de iluminação de até 600 metros à frente) e a supressão das setas abriu espaço para entradas de ar maiores na parte dianteira inferior do veículo.
Nota-se ainda cinco aletas de ventilação ativa em cada lado da dianteira, que podem ser ajustadas conforme necessário para otimizar a aerodinâmica ou aumentar o fluxo de ar para os radiadores.
Atrás, a grade com cinco aberturas está embutida no aerofólio retrátil. O local destinado à placa de identificação do carro está em posição mais alta.
Poucas alterações no interior
A cabine tem mudanças pontuais. Além do novo botão para o seletor de modos de condução, o novo Porsche 911 tem um botão de partida do motor (obviamente do lado esquerdo do condutor, como manda a tradição) no lugar do manete que simula uma chave no contato.
O painel de instrumentos digital é uma tela curva de 12,6 polegadas com sete opções de exibição, incluindo o modo “Classic”, que reproduz cinco mostradores redondos com o conta-giros ao centro.
No console central há outra tela, esta de 10,9 polegadas, para a central multimídia com integração a Apple CarPlay e o assistente de voz Siri.
911 Carrera GTS tem motor híbrido
A grande novidade na parte mecânica do novo Porsche 911 é o sistema híbrido T-Hybrid presente no motor 3.6 de seis cilindros contrapostos que equipa a versão GTS. Trata-se de um turbocompressor elétrico (que pode fornecer até 15 cv adicionais) e um motor elétrico síncrono de ímã permanente integrado à nova transmissão de dupla embreagem de oito marchas.
Este entrega até 56 cv e 15,3 kgfm de torque máximo em certas condições. Quem alimenta o motor elétrico é uma bateria de 1,9 kWh que opera a uma tensão de 400 volts.
O motor de combustão, por sua vez, entrega 485 cv e 58,1 kgfm. Segundo a Porsche, os números combinados são de 541 cv e 62,2 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 3 segundos e a velocidade máxima é de 312 km/h.
O novo 911 GTS pesa 50 kg a mais do que o modelo anterior. A suspensão tem recursos de última geração, como o sistema de controle ativo de chassi PDCC e estabilização ativa de rolagem da carroceria. Fora isso, o sistema PASM permite que o condutor reduza a altura da suspensão em até 10 milímetros.
Já o 911 Carrera segue com o motor 3.0 boxer turbo com 394 cv e 45,9 kgfm. Para ir de 0 a 100 km/h são necessários 4,1 segundos, ou 3,9 segundos quando equipado com o pacote Sport Chrono. A velocidade máxima é de 294 km/h.