BYD King chega ao Brasil com a missão de ser o novo anti-Corolla

Sedã já está em fase de pré-venda e tem o anseio de roubar a coroa do campeão do segmento

Marcus Celestino

Marcus Celestino

Sedã já está em fase de pré-venda e tem o anseio de roubar a coroa do campeão do segmento

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“É tempo de um novo rei”, dispara, com alguma pretensão, peça publicitária referente ao BYD King. O sedã médio dotado de tecnologia híbrida plug-in chega ao nosso mercado em duas versões, e tem o anseio de roubar a coroa do atual monarca do segmento: o Toyota Corolla.

A principal distinção entre as duas opções do King se encontra no tamanho da bateria. A versão GL, com preços a partir de R$ 175.800, vem com uma de 8,3 kWh. Já a configuração GS, oferecida por R$ 187.800, tem uma Blade de 18,3 kWh. Quem adquiriu o modelo na pré-venda garantiu, vale frisar, bônus de R$ 6 mil.

O chairman da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, preferiu não revelar quantas unidades do três volumes a montadora pretende comercializar no país. “Pretendemos vender o máximo possível”, limitou-se a dizer. No entanto, segundo interlocutores da marca, há expectativas de que o sedã fique na casa dos 1.000 licenciamentos/ mês.

Quanto à nacionalização do modelo, Baldy também se esquivou. “Isso vai de acordo, essa perspectiva, com o sucesso do modelo [em nosso mercado]”, afirmou. Sabe-se, contudo, que a fabricante quer produzir pelo menos oito automóveis distintos nos 12 primeiros meses de implantação do complexo de Camaçari (BA).


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As primeiras unidades do três volumes da BYD chegaram ao Brasil em maio. Vieram no Explorer No. 1, cargueiro da empresa de origem chinesa, e desembarcaram no porto de Suape (PE)

O sedã vem equipado com motor 1.5 a gasolina que rende 110 cv e 13,4 kgfm de torque. Aliado ao propulsor elétrico de 179 cv e 32,2 kgfm, o BYD King GL entrega potência combinada de 209 cv. Dados acerca do torque máximo para a opção mais em conta não foram divulgados.

Já a versão de topo, GS, tem conjunto que rende 235 cv e 33,1 kgfm de torque combinado. O propulsor elétrico, bom dizer, gera 197 cv 33,1 kgfm. Desse modo, segundo a montadora, o sedã faz o 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

A autonomia no modo puramente elétrico da opção de entrada é de 37 km. Já a versão de topo tem autonomia de 80 km — ambas já devidamente “calibradas” no ciclo PBEV (Inmetro). 

A autonomia combinada é, importante destacar, um dos trunfos do King. A versão GL roda 1.100 quilômetros, enquanto a GS tem capacidade de até 1.200 quilômetros. 

O sedã da BYD tem 4,78 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,49 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 450 litros. Já o vão livre em relação ao solo é de 12 centímetros. 

O modelo, embora tratado no release divulgado à imprensa como um sedã compacto, é maior que o Corolla. A título de comparação, o três volumes da Toyota mede 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,45 m de altura e tem 2,70 m de entre-eixos. O porta-malas carrega 470 litros. 

Itens de série do BYD King 

Se o grande trunfo do King é a supracitada autonomia, a ausência do pacote ADAS é um ponto negativo. Não há sequer presença de alerta de ponto cego entre os itens de segurança. Assim fica difícil para o “novo rei”.

A lista tem, como principais destaques, seis airbags, freios à disco nas quatro rodas com ABS e EBD, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera 360°, freio de estacionamento eletrônico e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Com relação aos itens de conveniência e conforto, o King vem com central multimídia com tela flutuante de 12,8 polegadas e rotação elétrica, painel de instrumentos de 8,8 polegadas, retrovisores com rebatimento elétrico, controle de cruzeiro, saída de ar para os ocupantes do banco traseiro, carregador para smarphones sem necessidade de fio, rodas de 17 polegadas, entre outros. A versão de topo pode agregrar ainda ajuste elétrico para o banco do passageiro e ar-condicionado de duas zonas.

O BYD King chega às revendas até o fim deste mês. O modelo será comercializado em três cores nada surpreendentes: branco, cinza e preto. O interior pode vir em preto ou cinza, a depender do gosto da freguesa ou do freguês.

BYD King por assinatura

Vale ressaltar que a BYD disponibilizará o King por meio de programa de assinatura da Arval, que pertence ao BNP Paribas. O aluguel do sedã, na cor prata, para contratos de 36 meses e franquia de 1.500 quilômetros custa R$ 4.992 por mês. O valor total no período, se levarmos em consideração o montante apresentado, é de R$ 179.712 – cerca de R$ 3,9 mil a mais que o preço da versão de entrada do três volumes.