Com queda no segmento de carros de passeio, volume que saiu das linhas de montagem foi apenas 0,5% maior do que aquele registrado em 2023
A produção de veículos no país encerrou o semestre estagnada, com 1,13 milhão de unidades, indicou balanço da Anfavea, a associação que representa as montadoras no país, divulgado na quinta-feira, 4. O resultado representa leve crescimento de 0,5% sobre o resultado do janeiro-junho do ano passado.
Desse total que saiu das linhas de montagem instaladas na região, 1,05 milhão correspondeu aos modelos leves, que engloba automóveis e comerciais leves. O resultado representou queda de 1,5% ante o desempenho do primeiro semestre de 2023.
Produção de veículos de passeio foi menor no semestre
A queda no segmento foi puxada pela produção menor de automóveis no país, a qual somou 854,5 mil unidades até junho. Ou seja: 2% a menos na comparação com os números do primeiro semestre do ano passado.
Por outro lado, a produção de veículos comerciais leves (picapes, furgões, vans, VUCs e chassis-cabine) apresentou certa estabilidade na comparação com os primeiros seis meses do ano passado, com 0,4% a mais.
LEIA MAIS:
– Brasil segue sem conseguir produzir mais veículos
– Produção de veículos chega a abril com alta de 6%
Já a produção de caminhões cresceu 36,5% no primeiro semestre, com 64,4 mil unidades saindo das linhas de montagem até junho. A produção de chassis de ônibus, por fim, cresceu 54% no primeiro semestre, com 14,6 mil unidades.
Ao considerar apenas o desempenho de junho, a produção de veículos chegou a 211 mil unidades, resultado que representou alta de 11% sobre o mesmo mês do ano passado. Na comparação com maio, a produção foi 26% maior.