GAC assina acordos de P&D com universidades brasileiras

Investimento da chinesa no desenvolvimento de tecnologias será de R$ 120 milhões e montadora promete variedade de motores no país

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Investimento da chinesa no desenvolvimento de tecnologias será de R$ 120 milhões e montadora promete variedade de motores no país

Aion Y é um dos carros da GAC que serão produzidos no Brasil

A GAC Motor anunciou a assinatura de acordos de cooperação técnica com três universidades públicas brasileiras. O investimento da montadora chinesa realizado nas parcerias será de R$ 120 milhões.

Com isso, a empresa firmou parcerias estratégicas com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) para áreas de engenharia elétrica e mecânica.

Meta é desenvolver motores flex e híbrido flex no país

Wei Haigang, presidente da GAC Internacional, afirmou que o objetivo é trabalhar em conjunto com as universidades no desenvolvimento de motores flex e híbridos flex para os carros da GAC.

A marca visa ser a primeira fabricante chinesa a ter, no Brasil, uma linha de produção completa de carros. Isso inclui a combustão, híbridos e elétricos, além de um centro de P&D.

“Nosso objetivo é constituir um relacionamento de respeito e confiança com produtos que excedam suas expectativas”, prometeu Alex Zhou, CEO da GAC Brasil.

Marca vai investir US$ 1 bilhão no país

Em junho, a marca se reuniu com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, quando anunciou o investimento de US$ 1 bilhão no Brasil nos próximos cinco anos.

Além do aporte e do agora anunciado acordo de cooperação com as universidades, a GAC promete fabricar carros no país.

Produção no Brasil começa em 2026, ainda sem local definido

Wei afirmou que a empresa já definiu de quatro a seis modelos para produção local. O executivo antecipou que venderá os modelos Aion Y, Aion S e Aion Hyper HT no mercado brasileiro.

“Atualmente estamos em fase de homologação”, disse.

Pelo cronograma da GAC, as vendas de modelos importados já começam no primeiro trimestre de 2025. A previsão é de 30 concessionárias até meados de 2025 e de 50 até o fim do ano.

“Inicialmente nossa ideia é montar a equipe, realizar as importações de carros e nacionalizar a produção. A partir disso é que vamos pensar em exportar para outros mercados da América Latina”, explica Wei Haigang.

GAC é a quinta maior montadora da China

A GAC foi fundada em 1955 e é sediada em Guangzhou, na China.

A empresa é a quinta maior montadora de automóveis em seu país e mantém parcerias estratégicas com Toyota e Honda no mercado chinês.