Empresa não confirma produção em Jacareí, mas descarta antiga planta da Troller
A Omoda Jaecoo detalhou sua meta de vendas para o mercado brasileiro. A promessa é de iniciar suas vendas por aqui em setembro deste ano, inicialmente com carros importados da China.
Como já havia revelado, o objetivo é iniciar as operações com uma rede de, pelo menos, 50 concessionárias.
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A meta é estar presente nas cinco regiões do país e seguindo o modelo tradicional de concessionárias, ao contrário do que faz a conterrânea e futura rival GWM, que abriu várias lojas em shopping centers e trabalha forte no e-commerce.
“Pensamos em cobertura nacional, e não em shopping, que é muito importante para exposição (da marca), mas não em termos de vendas”, declarou.
Até agora, grupos conhecidos estão confirmados, como Carrera, Amazonas, Toriba, Sinal e Barigui.
Produção começa no 1º trimestre de 2025
Apesar de pertencerem à Chery, as marcas terão operação independente da Caoa Chery por aqui. Inicialmente, os chineses vão importar carros, mas Omoda e Jaecoo pretendem iniciar a produção no Brasil já no primeiro trimestre de 2025.
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Devido ao cronograma estipulado, os veículos começam a ser fabricados no Brasil em egime CKD.
“Se nós queremos ser relevantes e garantir o volume que almejamos, é preciso investir em produção local”, disse Felipe.
A Omoda Jaecoo já destinou uma verba de R$ 200 milhões apenas para estruturar suas operações. Essa quantia não engloba a construção da fábrica – ou a eventual adaptação de uma estrutura já existente.
“Um novo investimento será anunciado, e ele será muito maior”, garante a empresa.
Antiga fábrica da Troller está descartada
Embora ainda não tenham confirmado onde será a fábrica, fato é que o antigo complexo da Troller em Horizonte (CE), adquirido e desativado pela Ford, não faz parte dos planos.
“Não há relação com a (antiga fábrica) da Troller. Chegamos a avaliar, mas não existe essa possibilidade”, admitiu o executivo.
Nesta sexta-feira (9), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, confirmou que a Comexport realizará um investimento de R$ 400 milhões na antiga fábrica para produzir veículos de três marcas.
Sendo assim, a cidade de Jacareí (SP), que abriga uma fábrica desativada da Chery, segue como favorita. Se não confirmaram a escolha, os porta-vozes da Omoda Jaecoo também não descartaram a possibilidade.
Portfólio será alinhado ao do exterior
Por enquanto, a empresa confirma as vindas dos Omoda 5, Omoda 7 e Omoda 3 e dos Jaecoo 7, Jaecoo 8 e Jaecoo 5. A fabricante promete oferecer uma gama de produtos alinhada com o que existe no exterior.
“Nossa intenção é replicar a gama de produtos existente no exterior, com foco nos SUVs”.
A promessa é de que todos os modelos vão contemplar alguma forma de eletrificação, incluindo híbridos e elétricos.
Apesar da proposta de ser uma marca de luxo, os modelos de Omoda e Jaecoo não serão caros como o das concorrentes europeias do segmento premium. O Omoda 5, por exemplo, “será posicionado abaixo do Haval H6”.
“A intenção é vender nossos carros com preços que julgamos ser justos, nem muito barato e nem muito caro”, concluiu Felipe.