Omoda Jaecoo quer fabricar carros no Brasil em meados de 2025

Empresa não confirma produção em Jacareí, mas descarta antiga planta da Troller

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Empresa não confirma produção em Jacareí, mas descarta antiga planta da Troller

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A Omoda Jaecoo detalhou sua meta de vendas para o mercado brasileiro. A promessa é de iniciar suas vendas por aqui em setembro deste ano, inicialmente com carros importados da China.

Como já havia revelado, o objetivo é iniciar as operações com uma rede de, pelo menos, 50 concessionárias.


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A meta é estar presente nas cinco regiões do país e seguindo o modelo tradicional de concessionárias, ao contrário do que faz a conterrânea e futura rival GWM, que abriu várias lojas em shopping centers e trabalha forte no e-commerce. 

“Pensamos em cobertura nacional, e não em shopping, que é muito importante para exposição (da marca), mas não em termos de vendas”, declarou.

Até agora, grupos conhecidos estão confirmados, como Carrera, Amazonas, Toriba, Sinal e Barigui.

Produção começa no 1º trimestre de 2025

Apesar de pertencerem à Chery, as marcas terão operação independente da Caoa Chery por aqui. Inicialmente, os chineses vão importar carros, mas Omoda e Jaecoo pretendem iniciar a produção no Brasil já no primeiro trimestre de 2025.


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Devido ao cronograma estipulado, os veículos começam a ser fabricados no Brasil em egime CKD.

“Se nós queremos ser relevantes e garantir o volume que almejamos, é preciso investir em produção local”, disse Felipe.

A Omoda Jaecoo já destinou uma verba de R$ 200 milhões apenas para estruturar suas operações. Essa quantia não engloba a construção da fábrica – ou a eventual adaptação de uma estrutura já existente.

“Um novo investimento será anunciado, e ele será muito maior”, garante a empresa.

Antiga fábrica da Troller está descartada

Embora ainda não tenham confirmado onde será a fábrica, fato é que o antigo complexo da Troller em Horizonte (CE), adquirido e desativado pela Ford, não faz parte dos planos.

“Não há relação com a (antiga fábrica) da Troller. Chegamos a avaliar, mas não existe essa possibilidade”, admitiu o executivo.

Nesta sexta-feira (9), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, confirmou que a Comexport realizará um investimento de R$ 400 milhões na antiga fábrica para produzir veículos de três marcas.

Sendo assim, a cidade de Jacareí (SP), que abriga uma fábrica desativada da Chery, segue como favorita. Se não confirmaram a escolha, os porta-vozes da Omoda Jaecoo também não descartaram a possibilidade.

Portfólio será alinhado ao do exterior

Por enquanto, a empresa confirma as vindas dos Omoda 5, Omoda 7 e Omoda 3 e dos Jaecoo 7, Jaecoo 8 e Jaecoo 5. A fabricante promete oferecer uma gama de produtos alinhada com o que existe no exterior.

“Nossa intenção é replicar a gama de produtos existente no exterior, com foco nos SUVs”.

A promessa é de que todos os modelos vão contemplar alguma forma de eletrificação, incluindo híbridos e elétricos.

Apesar da proposta de ser uma marca de luxo, os modelos de Omoda e Jaecoo não serão caros como o das concorrentes europeias do segmento premium. O Omoda 5, por exemplo, “será posicionado abaixo do Haval H6”.

“A intenção é vender nossos carros com preços que julgamos ser justos, nem muito barato e nem muito caro”, concluiu Felipe.