Apesar da alta, volumes foram afetados no mercado europeu após medidas protecionistas
As vendas globais de veículos elétricos e híbridos plug-in aumentaram 21% em julho, segundo dados da Rho Motion publicados pela Reuters. O volume chegou a 1,35 milhão de unidades.
VEJA MAIS:– Carro elétrico ainda esbarra em custo e portfólio no Brasil
– Brasil precisa de mais especialistas em carros elétricos que resto do mundo
– Combustão viva: além de carros elétricos, GM aposta em veículos tradicionais em 2024
Segundo análise da consultoria, o aumento aconteceu em função de um aumento de vendas na China, em contraste a um cenário protecionista às importações na Europa: houve queda de 8% nas vendas na região, em julho.
Nos Estados Unidos e Canadá, por outro lado, as vendas de veículos elétricos aumentaram 7,1% em julho.
No primeiro semestre as vendas desses veículos no mundo chegaram a 7 milhões de unidades, 20% a mais sobre o volume vendido em igual período no ano passado.
Apesar das questões da eletrificação nos Estados Unidos e na Europa, as vendas de carros elétricos vão crescer fortemente em 2024. Esta é a projeção da Agência Internacional de Energia (IEA), que prevê que mais de um a cada cinco veículos comercializados no mundo este ano serão movidos somente por baterias.
Garanta sua participação no #ABX24, evento que define o futuro do setor automotivo
As estimativas da entidade apontam que as vendas de carros elétricos atingirão 17 milhões de unidades este ano. O que significará 21% de alta em relação aos 14 milhões licenciados em 2023.