Citroën C5 X terá novo sistema de suspensão ativa
A Citroën sempre teve uma tradição de lançar modelos que inovam tanto no design que criam um novo segmento ou reúnem características de categorias diferentes. Foi assim com o DS (1955), o SM (1970), o XM (1989) e agora o mesmo deve se repetir com o C5 X, apresentado mundialmente nesta segunda-feira, dia 12.
O estilo do Citroën C5 X é uma mistura de sedã, perua e SUV, e foi projetado para disputar o mesmo segmento de luxo de sedãs como Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E. Para isso, apostará em recursos que investem no requinte e conforto, como a estreia mundial da suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, que trabalha em conjunto com os bancos, que têm um sistema de hidráulico de amortecimento de vibrações.Vidro se abre junto com a tampa traseira, como numa perua ou SUV
Sobre as motorizações, a Citroën não divulgou muitos detalhes daquele que será o modelo mais luxuoso da marca francesa, mas sabe-se que haverá uma versão híbrida plug-in com um motor 1.6 turbo de 180 cv aliado a um elétrico de 81 kW (110 cv), que geram uma potência combinada de 225 cv. No modo elétrico, a autonomia será de 50 km.
Com 4,80 metros de comprimento, ele tem um porta-malas com 545 litros de capacidade e 1.640 litros quando os bancos traseiros forem rebatidos, o que cria uma grande plataforma de piso plano. No interior, um dos destaques é a central multimídia com tela de 12 polegadas com sistema head-up display de realidade aumentada (sobrepõe imagens digitais sobre as reais).
O modelo começa a ser vendido na Europa no segundo semestre e ainda não tem previsão de ser vendido no Brasil.