Europa reduz impostos de importação de Tesla e marcas chinesas

Montadoras que têm joint ventures com europeus também podem ter alíquotas reajustadas

Redacao AB

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Montadoras que têm joint ventures com europeus também podem ter alíquotas reajustadas

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A Comissão Europeia reduziu as alíquotas de importação de carros da Tesla e de algumas montadoras chinesas.

A decisão é mais um desdobramento das medidas protecionistas tomadas pelos europeus, que acusam as marcas da China de se beneficiarem de subsídios para baratearem o custo de produção de veículos.


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Em resposta, o governo chinês ameaçou fazer retaliações comerciais.

Tesla teve imposto cortado pela metade

No caso da Tesla, a nova alíquota é de 9% – bem menos do que os 20,8% propostos em julho.

Autoridades europeias afirmam que o pedido de recálculo das taxas partiu da própria Tesla com base em subsídios recebidos pela empresa.

Além disso, executivos da Comissão Europeia afirmam que a Tesla recebe menos subsídios do que as concorrentes chinesas, o que justificaria a redução do imposto.

Montadoras da China tiveram alíquotas reduzidas

Quanto às marcas chinesas, executivos da União Europeia propuseram um limite de 36,3% para as alíquotas.

Esse número é um pouco menor do que os 37,6% estabelecidos para empresas da China que não tivessem colaborado com as investigações anti-subsídios.

Três marcas asiáticas receberam novas alíquotas ligeiramente menores do que as estabelecidas em julho. A BYD agora paga 17%, a Geely recebeu 19,3% e a SAIC, 36,3%.

No mês passado, a Comissão Europeia estabeleceu uma alíquota de 17,4% para a BYD, 19,9% no caso da Geely e 37,6% para a SAIC.

Por fim, montadoras chinesas que mantêm joint ventures com parceiros europeus também podem ser elegíveis para pagar menos impostos.