Veículos autônomos da empresa serão oferecidos na plataforma de transporte no ano que vem
A Cruise, empresa de veículos autônomos, oferecerá seus carros na Uber a partir do próximo ano. Segundo as empresas, a parceria permitirá que os passageiros da platafdorma de transporte escolham uma viagem usando um táxi robô da subsidiária da GM.
Após o anúncio da parceria as ações da GM subiram 1,3% no pregão de quinta-feira, 22. Enquanto as da Uber caíram 1,5%.
VEJA MAIS:– Cruise, da GM, melhora sistema de táxis autônomos após acidente
– GM freia investimentos na Cruise após acidente com carro autônomo
A Uber oferece carros autônomos em Phoenix em sua plataforma desde outubro do ano passado por meio de uma parceria com a Alphabet, através da Waymo, que tem cerca de 700 veículos em sua frota e é a única empresa dos EUA que opera táxis autônomos e cobra tarifas.
A Cruise está tentando encontrar seu caminho de volta às estradas dos EUA depois que um acidente em São Francisco no ano passado forçou a empresa a interromper as operações. No início deste ano, ela retomou os testes com motoristas de segurança enquanto trabalha para tranquilizar as autoridades estaduais e federal sobre a segurança de seus veículos.
Inscreva-se no #ABX24 e participe das discussões sobre novos sistemas e soluções
Na quinta-feira, a Cruise concordou em recolher quase 1,2 mil táxis autônomos devido a problemas de frenagem brusca, informou o órgão regulador de segurança automotiva dos EUA, o que levou ao encerramento de uma investigação sobre o problema.
A parceria da Uber com a Cruise acontece quando a Tesla deve revelar seus planos adiados de um táxi autônomo em outubro em meio à desaceleração da demanda por veículos elétricos.
A comercialização de veículos autônomos tem sido mais difícil do que o esperado e demorado mais do que o prometido devido à tecnologia complexa, aos altos investimentos, à regulação rigorosa e às investigações federais.
Viagens em autônomos na Uber cresceram
A Uber vendeu sua divisão de direção autônoma em 2020 para reduzir custos e se concentrar em seu negócio principal, incluindo serviços de transporte e entrega de comida.
“Estamos em uma posição única para oferecer um valor para os players de veículos autônomos que buscam implementar sua tecnologia em escala”, disse o CEO Dara Khosrowshahi em uma teleconferência neste mês.
As viagens em veículos autônomos na plataforma da Uber aumentaram seis vezes no segundo trimestre em relação ao ano anterior, ajudadas por parcerias com empresas como a Waymo, bem como a startup Waabi para serviços de frete.