Reestilização chega ao Brasil apenas na versão Lariat, que também estreia garantia de cinco anos
A Ford apresentou a reestilização da F-150 no mercado brasileiro.
A picape será importada para o Brasil apenas na versão Lariat, que tem a variante esportiva Black – até então, a marca também oferecia a configuração de luxo Platinum.
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Além do novo visual, há outras duas boas notícias: a primeira é que a Ford ampliou a garantia de fábrica de três para cinco anos e a segunda é que o preço de R$ 519.990 (válido para ambas as versões) não muda. Ao menos por enquanto.
“É claro que o mercado é dinâmico, mas a intenção é mantê-lo após o fim da pré-venda”, garante Dennis Rossini, gerente de marketing da Ford Brasil.
Tapa no visual foi sutil
A atualização no design havia sido lançada nos Estados Unidos poucos meses após a estreia da picape por aqui no ano passado. Para não defasar um produto que acabara de estrear, a Ford decidiu aguardar – daí o atraso em sua chegada no Brasil.
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As mudanças se concentram na frente, que ganhou faróis com nova identidade luminosa (inspirada na letra “F”), grade frontal redesenhada e novo para-choque.
Atrás, as lanternas exibem novas lentes e para-choques distintos para cada versão: a Lariat tem escapamento na lateral e a Lariat Black é identificada pelos escapamento com duas saídas.
Motor V8 vem do Mustang
O motor continua sendo o Coyote 5.0 V8 de antes, que é basicamente uma versão “amansada” do conjunto que equipa o Mustang. São 405 cv e 56,7 kgfm de torque máximo, associado a uma transmissão automática de 10 marchas – a mesma da Ranger.
As médias de consumo informadas pela fabricante são de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada.
A lista de equipamentos tem itens como painel digital com tela de 12 polegadas, head up display, sistema de som Bang & Olufsen com 14 alto-falantes, tampa elétrica da caçamba multiacesso (com abertura na vertical e horizontal), rodas de liga leve de 20 polegadas e sensores de carga nos amortecedores com indicadores em LED dentro das próprias lanternas.
Não há mais os estribos laterais elétricos (agora são fixos) nem a escada dobrável na caçamba.
Ford diz que F-150 precisa brigar pelo topo
Nao foi à toa que a Ford manteve o preco da F-150 mesmo com a repaginada no design. A marca não esconde a vontade de liderar o segmento de picapes grandes, que ressurgiu graças à bem sucedida aposta da Stellantis com a Ram.
Apesar de tratar a rival com respeito até raro na indústria, a Ford deixa claro que quer lutar pelo primeiro lugar – algo que a Chevrolet também almeja com a Silverado.
“A F-150 precisa, pelo menos, brigar pela liderança em todos os mercados onde ela atua”, afirma Dennis.
Se depender do desempenho da picape no mercado, essa é uma meta possível. Até agora, a Ford diz ter vendido aproximadamente 1.200 unidades, “pouco mais” do que a estimativa feita pela própria empresa alguns meses atrás.
Lightning e Raptor não vêm
A estratégia de buscar a liderança poderia ser potencializada com a ampliação da gama F-150.
Essa possibilidade ganhou coro com a exposição da F-150 Lightning no Festival Interlagos, evento realizado em meados de agosto que cada vez se firma mais como o “sucessor” do Salão do Automóvel. Só que parece que a picape elétrica veio para cá apenas a passeio mesmo.
“Esses modelos (Lightning e a tão desejada Raptor) sempre estão as possibilidades por fazerem parte do nosso portfólio, mas por enquanto não vêm”, garante Rossini.