Nova ferramenta do marketplace oferece insights mensais sobre a variação no mercado de veículos usados
A Webmotors anunciou o lançamento do seu índice de preços de carros usados. A nova ferramenta de inteligência de dados visa mensurar mensalmente a variação percentual dos preços de anúncios de carros usados em todo o território nacional.
O indicador nasce com o objetivo de se tornar a principal referência no segmento. O índice de preços de carros usados da Webmotors pretende oferecer insights para montadoras, concessionárias, bancos e seguradoras. Oferece visão detalhada sobre tendências de valorização e desvalorização conforme as características dos veículos e permite com que o usuário faça comparações com concorrentes e identifique potenciais oportunidades de negócios.
– Faça a sua inscrição no #ABX24 – Automotive Business Experience
A ferramenta se destaca ainda pela base de dados, que contempla 36 marcas, 398 modelos e mais de 2.000 versões de veículos, totalizando uma amostra de mais de 14,5 milhões de automóveis anunciados na plataforma. A metodologia utilizada é baseada na mediana da diferença de preço entre um mês e o mês anterior.
Na estreia da ferramenta, o índice registrou uma leve queda de 0,28% no preço médio dos anúncios de carros usados em julho, em comparação com o mês anterior. Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors, destaca que essa variação reflete o impacto do lançamento de novos modelos no mercado, que desvaloriza os veículos já existentes, levando à necessidade de ajustes nos preços dos usados para mantê-los competitivos.
Uma resposta à demanda do mercado
A criação do Índice Webmotors não foi por acaso. Segundo Jurcevic, a ideia surgiu das constantes interações com investidores e analistas, que buscavam entender de forma mais profunda as dinâmicas de preço no mercado automotivo. “A gente viu que tinha uma demanda para saber o que está acontecendo, na prática, com os preços e como eles funcionam, variam. Esse índice é uma resposta a essa necessidade, oferecendo um panorama detalhado e digitalizado do mercado”, explicou o executivo.
Com a nova ferramenta, montadoras que estão planejando novos lançamentos, por exemplo, poderão acessar dados históricos detalhados desde 2017, analisando o comportamento dos preços dos veículos ao longo do tempo. “Isso ajuda na tomada de decisões estratégicas, como campanhas de marketing, já que as montadoras podem avaliar o comportamento de 36 marcas e mais de 400 modelos com um nível de detalhamento sem precedentes”, acrescentou.
LEIA MAIS:– Carsales passa a ser acionista majoritária da Webmotors
Para Jurcevic, o grande diferencial do índice de preços de carros usados da Webmotors é a precisão e a atualidade dos dados. “Ao contrário de outros índices, que podem demorar a refletir o que acontece com os preços no mercado, o nosso indicador é atualizado mensalmente, e até mesmo de forma mais granular, conforme a necessidade do cliente. Se uma montadora quiser um recorte específico dentro do mês, podemos gerar um relatório sob demanda, oferecendo uma visão clara e imediata do mercado”, comentou.
A Webmotors, que já é referência em anúncios de mídia e geração de leads para montadoras, agora amplia seu portfólio com mais um produto voltado ao segmento. “Estamos com expectativas bastante altas. Este índice consolida nossa posição como o maior e mais completo ecossistema automotivo do Brasil e oferece uma ferramenta essencial para todos os players do setor”, concluiu Jurcevic.