Picape grande aposta em imponência e sofisticação para encarar Ram 1500 e Ford F-150
A Silverado é uma das vitrines do que a Chevrolet sabe fazer de melhor. Lançada no Brasil em 2023, a picape atual é completamente diferente da homônima vendida por aqui de 1997 a 2001.
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Além de muito mais moderna, a Chevrolet Silverado é referência em sofisticação dentro da gama de picapes da General Motors. Assim como nos Estados Unidos, por aqui ela enfrenta a concorrência de Ram 1500 e Ford F-150.
Listamos a seguir sete fatos sobre a Silverado High Country, que hoje é um dos modelos mais tecnológicos oferecidos pela Chevrolet por aqui.
1) A maior picape da marca
Nem seria preciso dizer que a Silverado é a maior picape da atual gama de modelos da Chevrolet, que ainda tem Montana e S10. São 5,91 metros de comprimento, 2,06 metros de largura, 1,94 metro de altura e 3,74 metros de distância entre-eixos.
A caçamba tem capacidade volumétrica para 1.781 litros, mas a capacidade de carga é de apenas 716 quilos – menos do que os 750 kg suportados por uma Fiat Strada. Em contrapartida, a Silverado consegue rebocar mais de 4 toneladas – ou 4.128 quilos, para ser mais preciso.
2) Difícil de manobrar nas ruas brasileiras
Falar que a Silverado é grande demais para as ruas do Brasil é óbvio. Só que isso fica ainda mais evidente na convivência com a picape. É difícil manobrá-la na maioria dos estacionamentos e ruas, onde achar uma vaga é uma missão complicada. Pelo menos não se trata de uma exclusividade do modelo da Chevrolet: as rivais norte-americanas também sofrem com a falta de espaço por aqui.
No caso da Silverado, os espelhos retrovisores enormes dificultam a entrada em alguns lugares e ainda viram fonte de ruído ao trafegar em pisos irregulares, já que a peça tem o corpo feito inteiramente de plástico e vibra demais.
3) Carro mais caro da Chevrolet
O fim da importação do Camaro elevou a Silverado ao posto de carro mais caro vendido pela Chevrolet no país. Disponível apenas na versão High Country, ela custa R$ 539.990. Vale lembrar que, ao contrário das rivais, a Silverado é fabricada no México e, por isso, usufrui dos benefícios do acordo comercial firmado com o Brasil.
4) Silverado vende mais que F-150 no Brasil
A Silverado foi a última das três picapes grandes a desembarcar no Brasil, o que aconteceu em 2023. Antes dela, a Ram abriu caminho com a 1500 em 2020 e a Ford trouxe a F-150 quase três anos depois.
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Apesar de não ocupar a liderança do segmento (atualmente nas mãos da Ram 1500), a Silverado desbanca a arquirrival F-150 no Brasil por uma ampla vantagem. De janeiro a agosto deste ano, a Chevrolet emplacou 977 unidades da Silverado contra 290 da F-150.
5) Conectada e com Google a bordo
A picape é o primeiro modelo vendido pela Chevrolet no mercado brasileiro a vir com o Google Built-in. O sistema engloba diversos aplicativos desenvolvidos pela plataforma, como Google Assistant, Google Maps e o Google Play. Se você não é usuário de Android, fique tranquilo: há também suporte ao sistema operacional iOS, via Apple CarPlay, ambos sem necessidade do uso de fios.
A Silverado também vem com uma central multimídia com uma enorme tela de 13,4 polegadas e wi-fi nativo.
6) Vida mansa
Se tem uma coisa que ninguém pode reclamar na Silverado é do conforto. A generosa lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado automático com duas zonas de temperatura e saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos e ventilação e aquecimento e vários porta-objetos espalhados pela cabine, inclusive abaixo do banco traseiro.
Do lado de fora, a picape tem estribos elétricos, que surgem quando as portas são abertas (e recolhidos quando elas são fechadas), e tampa traseira com abertura e fechamento elétricos.
7) Motor V8 não é o mais potente, mas empolga
Mesmo não sendo a mais potente das picapes grandes, a Silverado diverte bastante quem está ao volante. O motor 5.3 V8 entrega 360 cv e 52,9 kgfm, fazendo a picape acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e chegar aos 180 km/h limitado eletronicamente.
A transmissão é automática de 10 marchas. E, para nossa alegria, tudo é acompanhado do tradicional ronco borbulhante do V8. As médias de consumo informadas pela fabricante são de 6 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada.