Com lançamento previsto para 2024, o GMC Hummer EV, está entre as novidades previstas pela companhia
Conforme adiantado ontem, a General Motors anunciou a construção de duas novas fábricas de células de bateria nos EUA. As plantas, que são parte do investimento massivo da empresa em carros elétricos, se somam às outras duas que já haviam sido anunciadas nos estados de Tennessee e Ohio. As localidades dessas novas fábricas não foram divulgadas ainda.
A GM também anunciou a expansão do seu plano de investimentos em carros elétricos e autônomos. Serão US$ 35 bilhões investidos entre 2020 e 2025, um crescimento de 75% no valor que foi originalmente anunciado em março do ano passado, de US$ 20 bilhões. O valor já havia sido revisto em novembro daquele ano para US$ 27 bilhões. Agora, o plano da empresa é ter um cardápio de 30 modelos diferentes de EVs disponíveis para os consumidores até 2025 e, em 2035, já não estar vendendo mais nenhum modelo à combustão.
Mary Barra, CEO da empresa, afirmou em comunicado que a GM deseja vender um milhão de carros elétricos anualmente até 2025 e que está “investindo fortemente em um plano abrangente e altamente integrado” para isso. A nota informa que o investimento foi viabilizado pelo crescimento do EBIT da empresa, que teve recorde nos últimos três trimestres. Atualmente, a companhia espera que seu EBIT ajustado fique entre US$ 8,5 bilhões e US$ 9,5 bilhões no primeiro semestre.
As quatro fábricas planejadas irão produzir baterias Ultium, uma tecnologia proprietária da GM que está no centro de sua estratégia para os elétricos. Seu diferencial é que elas podem ser instaladas nos veículos tanto horizontalmente quanto verticalmente, o que permite otimização do espaço e versatilidade no design. Essas baterias são fabricadas pela Ultium Cells, uma joint-venture entre a GM e a LG.
Entre os carros elétricos anunciados até agora pela GM estão a nova geração do Chevrolet Bolt (chega em 2022), o Cadillac Lyriq (2023) e o GMC Hummer (2024). Além disso, há o Cruise Origin, elétrico da startup Cruise, sobre a qual a GM tem ações majoritárias, que terá direção autônoma e cuja produção começa em 2022. O lançamento desse modelo depende da aprovação de legislação e regulamentação nos EUA para carros autônomos.