Mercado cresceu em outubro e estimula até projeções otimistas na Europa
A China se mostra mais uma vez um rolo compressor quando o assunto são as vendas globais de veículos elétricos (VEs). Puxado fortemente pelo país asiático, o mercado – que também contabiliza carros híbridos plug-in – teve alta de 35% em outubro na comparação com o mesmo mês de 2023.
Segundo dados da empresa de pesquisa de mercado Rho Motion, as vendas globais de veículos elétricos chegaram a 1,72 milhão em outubro. A maior fatia do mercado vem da China, que anotou recorde de 1,2 milhão de modelos licenciados.
Desta forma, o país asiático aumentou em 54% suas vendas de veículos elétricos entre outubro de 2023 e o mês passado. Com isso, sete em cada 10 VEs vendidos no mundo foram negociados na China.
Nos Estados Unidos e Canadá, as vendas de veículos elétricos aumentaram 11,4%, para 160 mil unidades.
Europa prevê aumento na demanda por elétricos
A Europa, que enfrenta incertezas neste segmento de automóveis plug-in, registrou 260 mil veículos elétricos entregues. Uma alta discreta de 0,8% na comparação entre os mesmos péríodos.
Apesar de tímido, o crescimento se deu pelo segundo mês consecutivo (na comparação anual). O que faz a Rho Motion projetar uma demanda forte pelos carros plug-in nos últimos dois meses na região.
Vale lembrar que as montadoras instaladas na Europa enfrentam questões de altos custos de produção de veículos elétricos. E a feroz concorrência dos carros chineses.