Carro reúne tamanho, conforto e desempenho na medida certa
A Volvo acertou a mão com seu novo SUV. Por causa do tamanho e desempenho, o carro deve agradar por aqui. Com 4,42 metros de comprimento e porta-malas com 460 litros, o XC40 cumpre bem sua função na cidade como para viagens. Os preços estão entre R$ 169.950 e 214.950 (veja
aqui).Automotive Business rodou com o carro em duas versões diferentes (R-Design e Momentum, ambas com 252 cavalos) por cerca de 60 quilômetros com cada uma delas. O conforto é o destaque. Não se ouvem ruídos quando o XC40 passa por piso irregular ou pavimentação precária.
A suspensão é firme e com isso a carroceria se inclina muito pouco e mantém a estabilidade, mesmo em curvas fechadas. A versão mais divertida de dirigir é a R-Design, única com borboletas para mudança de marcha atrás do volante. Nas outras duas, as trocas sequenciais são feitas com toques à esquerda e à direita na alavanca de mudanças.
A aceleração de zero a 100 km/h das duas versões testadas ocorre em 6,4 segundos e a velocidade máxima é de 230 km/h. Também é exclusivo da opção R-Design o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, ACC. Com ele o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo. XC40 mede 4,42 m e tem porta-malas de 460 litros. Distância entre eixos de 2,7 m garante bom espaço interno
A Volvo analisa a possibilidade de trazer mais adiante uma versão ainda mais acessível do XC40, com motor 1.5 turbo de três cilindros. “Ainda não sabemos se essa opção é viável”, afirma o presidente da Volvo Cars do Brasil, Luis Rezende.
Embora não abra o jogo, é bem provável que a Volvo traga essa opção a partir de 2019 como forma de atrair ainda mais clientes. Com uma versão abaixo dos atuais R$ 170 mil o novo SUV passaria a concorrer com carros como o Honda CR-V e Hyundai New Tucson, por exemplo.
MAIS LANÇAMENTOS ATÉ O FIM DO ANO
Ainda em 2018 o utilitário esportivo médio XC60, atualmente o mais vendido da Volvo, chegará ao Brasil nas versões T8 e diesel. A nova perua V60 está prevista para agosto e o sedã S90 T8, para novembro.
A fábrica belga de Ghent, que produz o XC40 e outros modelos, foi escolhida recentemente pela Volvo para montar os modelos da mova marca premium Lynk & Co (aqui), criada pela Geely, gigante chinesa que também é a atual proprietária da marca sueca. No entanto, Rezende descartou a possibilidade de venda dos modelos Lynk & Co no Brasil.
Assista ao vídeo com o novo utilitário esportivo da Volvo: