Caoa Chery lidera ranking entre associadas da Abeifa

Montadora registra participação de 26% nos emplacamentos totais da entidade no 1º trimestre

Redacao AB

Redacao AB

Montadora registra participação de 26% nos emplacamentos totais da entidade no 1º trimestre

Imagem de Destaque

A Caoa Chery terminou o primeiro trimestre de 2019 como líder do ranking de vendas entre as associadas da Abeifa, associação que reúne importadoras e fabricantes de veículos. Do total de 14,2 mil unidades emplacadas por todas as dezesseis marcas, 26% são modelos da empresa sino-brasileira, ao emplacar pouco mais de 3,7 mil unidades. Os dados consideram tanto os veículos importados quanto os fabricados pelas associadas que têm fábrica no Brasil.


Faça aqui o download dos dados da Abeifa

– Veja outras estatísticas em AB Inteligência


Desde que se uniu à Caoa, em novembro de 2017, quando a montadora brasileira comprou metade da operação da Chery no Brasil, a marca chinesa deixou de importar seus veículos de forma gradativa e hoje 100% de seus modelos emplacados de janeiro a março foram produzidos na unidade de Jacareí (SP) e em Anápolis (GO). Atualmente, a empresa mantém uma ofensiva de lançamentos invejável: quatro em menos de um ano, o que fez crescer toda a sua operação, incluindo a rede de distribuição. Para se ter ideia, em fevereiro último, a Caoa Chery alcançou a 13ª posição do ranking nacional, colocação nunca antes alcançada pela empresa, considerando todas as marcas de veículos do mercado brasileiro.

A BMW desponta com 17% das vendas totais pelas associadas à Abeifa, garantindo a vice-liderança com 2,4 mil veículos emplacados. A empresa, que também possui fábrica no País, produziu aqui 1,8 mil unidades, enquanto importou 647 veículos nos três primeiros meses do ano.

Antiga líder do ranking por muitos anos, a Kia agora ocupa a terceira posição – vale lembrar que a marca não possui fábrica no Brasil e conta apenas com modelos importados. De janeiro a março, suas vendas somaram 2,3 mil unidades, 16% do total e queda de 23% sobre igual período do ano passado.

A Volvo Cars é a segunda marca premium depois da BMW no ranking, ocupando a quarta posição: seus volumes vêm crescendo exponencialmente desde 2018, quando quase dobrou as vendas, registrando recorde no Brasil.
Para este ano, a marca espera aumentar em mais 20%, marcando novo recorde. Considerando todas as marcas premium que atuam no País, a Volvo permaneceu também no quarto lugar, atrás de Mercedes-Benz (2.549 emplacamentos), BMW (2.456) e Audi (1.906). A marca sueca se manteve à frente da Land Rover, que no ranking Abeifa está no quinto lugar, com 9,5% de participação, para um total de 1.351 veículos, dos quais 773 fabricados no Brasil e 578 importados. A marca inglesa também manteve a mesma posição no ranking premium nacional.
Confira o ranking completo das 16 associadas à Abeifa: