Fabricante não tem lançamentos importantes a mostrar este ano e prefere investir em imagem de empresa de mobilidade
A Toyota decidiu se juntar ao time de fabricantes de automóveis que não quer mais participar do Salão do Automóvel de São Paulo. Com isso, Toyota e Lexus (marca de luxo da montadora) não terão estandes no SP Expo em novembro deste ano. Segundo o presidente da empresa no Brasil, Rafael Chang, revelou a alguns jornalistas em encontro na noite da quarta-feira, 29, a marca prefere focar seus investimentos para construir a imagem de uma empresa de soluções mobilidade – e parece não ver no salão o ambiente ideal para isso.
A montadora também não tem nenhum lançamento importante a mostrar este ano. A nova geração do Corolla, seu carro mais vendido no País, foi lançada em setembro do ano passado. Antes disso, em 2018, a marca lançou a linha Yaris, hatch e sedã. Para 2020, segundo Chang, estão previstas introduções de novas versões de alguns modelos, como a picape Hilux com motor V6 a gasolina de 238 cavalos, que deve começar a ser vendida em fevereiro.
O próximo lançamento mais importante da Toyota no Brasil está marcado para 2021, quando deve ser iniciada na fábrica de Sorocaba (SP) a produção do primeiro SUV nacional da marca, a ser construído sobre a moderna plataforma TNGA – a mesma do novo Corolla. No ano passado a fabricante confirmou investimento de R$ 1 bilhão para a produção do novo carro no Brasil.
A Toyota é a segunda fabricante a confirmar sua desistência do Salão de São Paulo este ano. Há poucas semanas o Grupo BMW anunciou que não irá à mostra paulista com suas marcas BMW e Mini. Na última edição do evento, em 2018, Peugeot, Citroën, Land Rover, Jaguar, Volvo e JAC já tinham ficado de fora.