A nova Fiat Strada: sucesso no lançamento
A nova geração da Fiat Strada lançada no fim de junho teve sucesso instantâneo no mercado brasileiro, onde já liderava com folga as vendas de picapes há cerca de duas décadas. Segundo a fabricante, em menos de uma semana após o lançamento o modelo registrou alta demanda, com mais de 5 mil pedidos.
“A demanda pela nova Fiat Strada está muito acima das nossas expectativas. Tivemos demanda de mais de 5 mil unidades em menos de uma semana de vendas, antes mesmo do lançamento da campanha publicitária”, comemora Antonio Filosa, presidente da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para a América Latina.
Segundo o executivo, também está sendo atingido um dos principais objetivos do projeto que remodelou completamente a picape compacta da Fiat, que era o de ampliar o seu próprio mercado, com novo desenho, ampliação do espaço interno, introdução de versões com a inédita cabine dupla de quatro portas (a primeira do segmento) e adoção de mais conteúdo tecnológico para atrair clientes de outros nichos, interessados no uso da picape como carro de passeio. “Ficamos animados com a composição do mix, pois 40% da demanda é para a versão Volcano, topo de linha, que representa o território de consumidores aspiracionais da nova Strada”, destaca Filosa.
Nos seis meses que faltam para terminar 2020, a Fiat espera vender mais de 30 mil unidades da nova Strada – já contabilizando os efeitos da crise trazida pela pandemia. Segundo estima Herlander Zola, diretor da marca, a nova geração deve elevar em mais de 20% o volume de vendas da picape, e o maior crescimento virá das versões cabine dupla Freedom e Volcano, que têm potencial para aumentar dos atuais 5% para 25% a participação das opções “de lazer” nas compras da Strada, sem prejuízo das configurações para trabalho com cabine estendida (passou a ser chamada de Plus), que incluindo a remanescente Working da geração anterior devem continuar respondendo por mais da metade da demanda.
Strada e Toro sustentam boa parte da participação de mercado da Fiat no Brasil. As duas somam 42,6 mil emplacamentos no primeiro semestre de 2020 e lideram com folga o segmento de picapes, com Strada no topo do ranking e Toro na segunda posição, ambas com quase o dobro das vendas da terceira (Toyota Hilux) e quarta (VW Saveiro) colocadas juntas.