Scania lança linha de caminhões eletrificados na Europa

Série P híbrido (à esq.) e Série L elétrico são as novidades da Scania na Europa

Redação AB

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Série P híbrido (à esq.) e Série L elétrico são as novidades da Scania na Europa

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A Scania apresentou na terça-feira, 15, sua primeira linha de caminhões eletrificados na Europa. São duas opções de propulsão – totalmente elétrica e híbrida plug-in – disponíveis com cabines das séries L e P, que são focadas em aplicações urbanas, como a distribuição varejista.

Conforme destaca a Scania, a eletrificação das frotas de caminhões é fundamental para atingir as metas do Acordo de Paris, que limita o aquecimento global a menos de 2°C. Além disso, a fabricante sueca trabalha com combustíveis alternativos (como gás natural e biometano) que, segundo ela, são as melhores opções para o mercado brasileiro no momento. Por isso, os modelos elétricos não têm previsão de chegada ao Brasil.

“É com muito orgulho que anunciamos o início do compromisso com a eletrificação”, afirmou Henrik Henriksson, CEO global da Scania. “Nos próximos anos, lançaremos produtos eletrificados anualmente para toda a nossa linha de veículos, e para isso estamos reorganizando nossas unidades fabris; em alguns anos, também teremos caminhões elétricos de longa distância adaptados para carregamento rápido”, acrescentou.

O novo caminhão Scania 100% elétrico possui motor com 230 kW, o que equivale a 310 cavalos, e pode ser equipado com um conjunto de cinco ou nove baterias, de acordo com a opção do cliente, e a autonomia pode alcançar 250 km. Já a recarga deve ser feita com o Sistema de Carregamento Combinado (CCS, sigla em inglês) e demora menos de 55 minutos na opção com cinco baterias e cerca de 100 minutos na de nove baterias. O veículo também conta com sistema de frenagem regenerativa, que envia a energia gerada nas frenagens e nas desacelerações para carregar as baterias.

O caminhão híbrido plug-in possui um motor a combustão de 280 ou 360 cavalos combinado com outro elétrico de 115 kW (cerca de 156 cavalos), alimentado por três baterias. Além de maior autonomia – o veículo consegue rodar até 60 km usando apenas o modo totalmente elétrico – o Scania híbrido plug-in necessita de menos tempo para recarregar as baterias (de zero a 80% são apenas 35 minutos) e ainda dispõe de frenagem regenerativa.

“Estamos convencidos de que os clientes inovadores estarão ansiosos para liderar o caminho da eletrificação, dando os primeiros passos na preparação de suas frotas para o futuro”, declarou Anders Lampinen, diretor de novas tecnologias da Scania. “Em empresas com grandes frotas, a implementação oferece uma oportunidade antecipada de ganhar experiência nesta área; enquanto isso, sabemos que grandes compradores de transporte estão interessados em reduzir a emissão de gases do efeito estufa”, finalizou.