Kia apresenta nova estratégia global focada em eletrificação

Montadora assume novo modelo de negócio como fornecedora de soluções em mobilidade e planeja lançar sete modelos até 2027

Redacao AB

Redacao AB

Montadora assume novo modelo de negócio como fornecedora de soluções em mobilidade e planeja lançar sete modelos até 2027

Imagem de Destaque

A Kia disse que deixa de ser apenas uma fabricante de veículos para se tornar uma fornecedora de soluções da mobilidade do futuro. O anúncio foi feito na sexta-feira, 15, durante a apresentação de seu novo plano estratégico global, focado em eletrificação.

Como forma de romper com o seu tradicional modelo de negócio, orientado pela fabricação de veículos, a Kia adotou uma nova designação corporativa ao retirar a palavra Motors do seu nome. Segundo a empresa, isso permitirá sua expansão para novas áreas de negócios emergentes, por meio da criação de novos produtos de mobilidade, incluindo serviços.

Na semana passada, a empresa já havia mostrado seu novo logotipo em uma apresentação pirotécnica feita com 303 drones (reveja aqui).

“Na Kia, acreditamos que o transporte, a mobilidade e o movimento constituem direitos humanos. A nossa visão é criar soluções de mobilidade sustentáveis para consumidores, comunidades e sociedades à escala global. Hoje, com o lançamento do nosso novo propósito de marca e da nossa nova estratégia para o futuro, começamos a colocar essa visão em prática”, destacou Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia Corporation em uma apresentação online.

A estratégia global inclui o chamado Plano S, que investirá na popularização dos veículos elétricos movidos a bateria com sete novos modelos a serem lançados até 2027. Segundo a empresa, todos eles, de diferentes segmentos, serão equipados com tecnologia que garantirá autonomia e carregamentos de alta velocidade. Eles utilizarão a nova plataforma modular elétrica-global (E-GMP) da Hyundai Motor, que pertence ao mesmo conglomerado que a Kia.

De acordo com o plano, o primeiro modelo será apresentado ainda neste primeiro trimestre, com design inspirado nos crossovers e que promete autonomia de até 500 km e tempo de recarga de alta velocidade inferior a 20 minutos. O novo modelo destinado ao mercado global será o primeiro a utilizar a nova logomarca da companhia.

Com sua nova ofensiva elétrica, a Kia prevê uma participação global neste mercado na ordem de 6,6% até 2025, o que corresponderá a um volume de vendas anuais de 500 mil unidades até 2026.

Nas próximas semanas, a empresa deverá anunciar mais informações sobre a orientação de design dos seus novos produtos e serviços futuros. Isso inclui o desenvolvimento de uma gama de veículos para fins específicos (PBV), destinada a frotas e clientes empresariais. Estes modelos terão como base plataformas flexíveis, com carrocerias modulares de acordo com as necessidades de aplicação.