ZF do Brasil ganha fábrica de direção elétrica mais moderna do mundo

A nova linha de direção elétrica em Limeira: 40 pontos de inspeção robotizada

Redação AB

Redação AB

A nova linha de direção elétrica em Limeira: 40 pontos de inspeção robotizada

Imagem de Destaque

A ZF do Brasil inaugurou na sua fábrica de Limeira (SP) uma linha para a produção de colunas de direção elétrica que é a mais moderna do mundo dentro do grupo, de acordo com comunicado oficial divulgado pela empresa nesta quinta-feira, dia 29.

Equipada com alto nível de automação e controle, a nova linha começou a operar em fevereiro com 33 estações de trabalho em um único turno, mas a previsão é ampliar a produção no segundo semestre. Ela tem prensas e parafusamento com controle de torque e ângulo totalmente automatizados, com um sistema robotizado de 40 pontos de inspeção.

Gustavo Mociaro, gerente sênior de engenharia de manufatura, diz que nenhuma outra linha de produção deste tipo de componente no mundo conta com esta tecnologia dentro do Grupo ZF. “A nova linha de produção de colunas de direção elétrica da ZF vai ao encontro do crescimento contínuo da demanda por esse tipo de componente no Brasil”, diz Mociaro.

Levantamento da ZF feito em 2009 mostra que 89% dos veículos leves fabricados no Brasil tinham sistemas de direção hidráulica ou mecânica e apenas 1% usava direção elétrica. Em 2020, a proporção mudou para 27% de direção hidráulica ou mecânica e 73% de elétrica. Estima-se que a partir de 2024 o sistema elétrico vai atingir 90%.

As colunas de direção elétricas começaram a ser produzidas pela primeira vez no Brasil em 2012 nessa mesma fábrica da ZF, que atingiu a marca de 4 milhões de colunas em dezembro de 2020, segundo a empresa.