JAC E-JS1: como anda o carro elétrico mais barato do Brasil

Primeiro projeto feito com a VW, subcompacto de R$ 149.900 tem autonomia de até 300 km

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Primeiro projeto feito com a VW, subcompacto de R$ 149.900 tem autonomia de até 300 km

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A JAC Motors apresentou oficialmente na última quarta-feira, 15, o E-JS1. Além de ser o carro elétrico mais barato do Brasil, o pequenino chinês chama atenção por outro motivo: ele é o primeiro projeto da joint-venture firmada com a Volkswagen a desembarcar por aqui.

Por R$ 149.900, o E-JS1 traz um motor elétrico de 62 cv e torque instantâneo de 15,3 kgfm. Parece pouco, mas basta lembrar que o badalado VW Up TSI entrega 16,8 kgfm.

Espertinho no trânsito

Durante nosso breve test-drive, realizado entre as cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo, o E-JS1 agradou pela agilidade. Mesmo não sendo potente, o torque instantâneo garante respostas prontas e um comportamento adequado até para as rodovias. A velocidade máxima, porém, é limitada a 110 km/h para poupar a carga das baterias.

Na prática, o subcompacto chinês agrada pelo desempenho com números adequados à proposta urbana do projeto, que teve supervisão direta dos alemães em todas as etapas do desenvolvimento.

Essa interferência, aliás, parece ter feito muito bem à JAC na calibragem da suspensão. O pequenino elétrico absorve as irregularidades do piso com muita competência e a estabilidade evoluiu consideravelmente em relação aos projetos pré-VW.

Estilo irreverente

Não é difícil achar semelhanças entre E-JS1 e o VW Up! no design, especialmente em ângulos como a dianteira.

Entretanto, a base do projeto foi o antigo J2, que chegou a ser vendido por aqui entre 2012 e 2017, e, especialmente, o iEV20, que ainda é oferecido no nosso País. 

O design simpático é reforçado por uma paleta vibrante de cores, incluindo rosa, dois tons de azul e um amarelo que parece verde para alguns.

Na cabine, o acabamento é simples, mas os plásticos são de qualidade superior aos antigos populares da JAC. Destaque para os apliques coloridos que não necessariamente seguem a cor da carroceria, mas dão um toque de irreverência ao interior. O console central possui dois andares, sendo que a parte de baixo concentra duas entradas USB, tomada de 12 volts e alguns porta-objetos.

Há espaço razoável para um carro com menos de 3,60 metros de comprimento. Mas quem viaja no banco de trás não pode ter mais de 1,70 metro caso contrário os joelhos ficarão bem apertados. O ideal é viajar apenas com duas pessoas a bordo e aproveitar o banco traseiro para acomodar as bagagens. Até porque o porta-malas também está longe de ser grande: são apenas 121 litros, menos até do que no Fiat Mobi.

Surpreende a boa lista de itens de série. Há freio de estacionamento elétrico, carregador de celular por indução, câmera de ré e painel digital. A tela da central multimídia é 10,25 polegadas e tem boa resolução, mas a unidade avaliada trazia todos os menus em mandarim. Sorte que havia o Google Tradutor para salvar o dia.

Foi graças à ferramenta que descobrimos os três níveis de intensidade do sistema de frenagem regenerativa. Dependendo do modo selecionado, o motorista consegue dirigir apenas com um pedal, já que o sistema se encarrega de frear o veículo assim que o acelerador deixa de ser pressionado.

Um detalhe curioso está nas alavancas de câmbio e das luzes de seta, que são exatamente as mesmas de vários modelos mais antigos da Mercedes-Benz.

E a autonomia?

De acordo com a JAC, o E-JS1 pode rodar até 300 km (no ciclo NEDC) sem recarregar as baterias. A fabricante estima um tempo de cinco horas em uma estação de 220 V (7,4 kWh). O tempo cai para apenas 40 minutos nos carregadores rápidos de 380 V, que ainda são raríssimos no país.

Assim como o veículo, as baterias do E-JS1 possuem cinco anos de garantia. O presidente do grupo SHC, Sergio Habib, estima que a bateria perde 25% de sua capacidade de carga apenas depois de 4 mil recargas, o que seriam suficientes para rodar de 800 mil a 1 milhão de quilômetros.

Por ser importado da China, o modelo desembarca com um padrão de tomada diferente do utilizado por aqui. É por isso que a JAC oferece o E-JS1 com um adaptador para o padrão europeu, presente na maioria dos postos de recarga espalhados pelo país.