Toyota entra no mercado de carro por assinatura

Fabricante lançou o Kinto One Personal, que terá pacotes de 12 a 24 meses

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Fabricante lançou o Kinto One Personal, que terá pacotes de 12 a 24 meses

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A Toyota expandiu sua oferta de serviços no País por meio da Kinto, empresa da qual faz parte do quadro societário junto com a Mitsui. Na quinta-feira, 23, a companhia lançou o serviço de carro por assinatura Kinto One Personal, o terceiro de um portfólio que já tem o serviço de locação Kinto Share e o de gestão de frotas Kinto One Fleet.

De acordo com Roger Armellini, diretor comercial, o serviço chega em momento de forte aderência do mercado ao serviço por assinatura, citando “maior maturidade do consumidor em termos de aquisição de serviços de mobilidade”. Porém, afora a questão do custo, que em alguns casos é menor na comparação com o da propriedade de um veículo, a assinatura ganha força também em cenário de supervalorização dos zero quilômetro e dos seminovos.


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O modelo de negócio do serviço de assinatura da Kinto é baseado na contratação de dois pacotes de assinatura, um de 12 e outro de 24 meses, com quilometragem máxima que varia de 800 a 1,5 mil quilômetros. A gama de veículos disponível para assinatura envolve os modelos Yaris, Corolla, Corolla Cross, RAV4, Hilux e SW4, inclusive as versões híbridas dos veículos que as possuem. A assinatura é feita por meio online em plataforma da empresa ou no concessionário, que realiza a entrega e o recebimento do veículo assinado.

O novo serviço chega no momento em que a Kinto amadurece sua rede no País, na esteira dos serviços lançados anteriormente, o Share e o One Fleet. Hoje são 45 concessionárias em 16 estados habilitadas a operar comercialmente as ofertas da Kinto. Até dezembro, disse Armellini, há planos de acrescentar mais 30 concessionárias a essa lista, totalizando 75 concessionárias ativas. A frota disponível na Kinto é formada por mais de 4 mil unidades Toyota, sendo que a maioria está alocada no serviço de gestão de frota One Fleet.

“Entender as diferentes necessidades de mobilidade dos nossos clientes é essencial para o futuro do nosso negócio. E damos hoje mais um passo importante nessa área. Por meio da Kinto, a Toyota se consolida como a fabricante de veículos com portfólio de serviços de mobilidade mais completo do País”, disse Masahiro Inoue, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e, também, CEO da Kinto na região da América Latina.

No Brasil a Kinto oferece três de um total de sete serviços ligados à mobilidade. A empresa informou que não descarta a incorporação dos demais a sua oferta local no futuro. O seu serviço mais maduro, o Kinto Share, completou um ano de mercado brasileiro em julho. Pelos números fornecidos pela empresa, no período foram feitas mais de 10 mil reservas e foi criada uma base com 30 mil usuários ativos.

Os modelos mais procurados para locação ao longo desse período, em volume, foi o compacto Etios – cuja produção está sendo descontinuada nas linhas de Sorocaba (SP) – e o Yaris, os dois veículos respondendo por mais da metade das locações feitas no primeiro ano do Kinto Share. Nos últimos meses, segundo Armellini, cresceu a participação do Corolla Cross nas locações realizadas.

A Toyota segue uma tendência crescente no Brasil, especialmente entre as montadoras, que estão expandindo sua oferta na área de serviços. Em agosto, a Volkswagen anunciou que ampliou seu serviço Sign&Drive para todas suas 470 concessionárias no País. Mais recentemente, a Stellantis lançou o Flua!, que envolve a assinatura de veículos Jeep e Fiat.