Volume de licenciamentos no mês caiu 8,6%, somando 11,5 mil unidades
Os licenciamentos de caminhões apresentaram queda em setembro, mostraram os dados do Renavam divulgados pela Fenabrave na segunda-feira, 4. Segundo o balanço, foram emplacadas no mês 11,5 mil unidades, resultado 8,6% inferior àquele aferido em agosto.
Na comparação com o desempenho observado em setembro do ano passado, no entanto, houve alta de 56,5% no volume de veículos emplacados. No acumulado do ano foram licenciadas 93,7 mil unidades, resultado 50% maior do que o registrado no janeiro-setembro de 2020.
De acordo com Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, parte dos emplacamentos realizados em setembro é formada por negócios fechados em outros períodos – a demanda maior do que a produção afeta a distribuição de veículos em todo o País.
De qualquer forma a entidade afirma que o segmento segue bastante aquecido, com as concessionárias trabalhando de acordo com o fluxo de entrega das montadoras. O bom momento visto pela Fenabrave está refletido em suas novas projeções para o setor. A terceira projeção do ano indica alta no ano de 43%, 13 pontos porcentuais a mais do que a última projeção realizada.
O segmento registra queda no volume de unidades licenciadas após registrar o melhor resultado do ano em agosto, quando foram emplacados 12,6 mil caminhões no País.