Taos é o primeiro 5 estrelas no novo protocolo Latin NCAP; Argo e Cronos tiram nota zero

Entidade divulgou novos resultados de testes de segurança

Pedro Kutney

Pedro Kutney

Entidade divulgou novos resultados de testes de segurança

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O Volkswagen Taos é o primeiro carro a obter cinco estrelas nos novos testes de segurança do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, que desde 2020 adota protocolos mais rigorosos. Até agora, dos nove modelos avaliados a partir do ano passado sob esses novos critérios, sete tiraram zero, um foi graduado com apenas uma estrela e só o Taos chegou à nota máxima. Na mesma bateria de testes divulgada na sexta-feira, 3, os Fiat Argo e Cronos engrossaram a lista dos veículos sem nenhuma estrela do Latin NCAP.

O hatch Argo produzido no Brasil e o sedã Cronos feito na Argentina compartilham a mesma plataforma e equipamentos, por isso foram testados como um só modelo, com todo o processo bancado pelo Latin NCAP, que compra anonimamente as versões mais básicas disponíveis dos veículos em concessionárias e os envia para os testes de colisão nos laboratórios da ADAC em Landsberg, na Alemanha. Não por acaso, são nessas avaliações que os fabricantes tiram as piores notas.

Após a divulgação do mau resultado, a Stellantis, grupo ao qual pertence a marca Fiat, respondeu de forma curta e protocolar: “A Stellantis informa que todos os seus veículos cumprem as recomendações e normas homologatórias vigentes ligadas à segurança”. 

Apesar de a resposta indicar que a fabricante não precisa atender aos protocolos de segurança veicular avaliados pelo Latin NCAP, porque já cumpre a legislação (menos exigente) dos países onde vende o Argo/Cronos, a entidade afirma ter recebido da montadora um retorno bem mais preocupado e assertivo: “A Fiat anunciou que irá melhorar este veículo em breve e solicitará que seja reavaliado para demonstrar as melhorias”, afirma em nota. 

“O Argo/Cronos decepcionou com um resultado zero estrela, mas o Latin NCAP fica feliz e está ansioso pelo compromisso da Fiat em melhorar o modelo”, afirmou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

Argo e Cronos têm baixa proteção e poucos sistemas de segurança

Segundo o Latin NCAP, o Argo/Cronos avaliado é equipado com dois airbags frontais e sem controle eletrônico de estabilidade (ESC) padrão. De acordo com os novos protocolos, o modelo atingiu 24% em Proteção de Ocupantes Adultos, 10% em Proteção a Crianças, 37% em Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis e 7% em Sistemas de Assistência à Segurança (caso da falta do ESC). 

Nos testes, o carro da Stellantis Fiat mostrou proteção média a baixa no ensaio de impacto frontal, teve nota zero na colisão lateral para o ocupante adulto porque não tem airbags laterais, também teve desempenho pobre na desaceleração com chicotada cervical (whiplash). 

Na simulação de um atropelamento, o Argo/Cronos apresentou a pior proteção a pedestres desde que o Latin NCAP começou a fazer esta avaliação, em 2020. “O veículo tem proteção passiva pobre e não oferece AEB (frenagem automática de emergência) para compensar, mitigar ou eventualmente prevenir o contato com pedestres”, esclarece a nota da entidade.

Na avaliação dos Sistemas de Assistência à Segurança, o Argo/Cronos conseguiu pontos somente para o sistema de aviso de afivelamento do cinto de segurança (SBR) para o motorista, já que o veículo não oferece ESC padrão ou outras tecnologias como detecção de ponto cego, frenagem automática de emergência (AEB) ou alerta/assistência de permanência em faixa (LDW/LKA). 

O Latin NACP esclareceu também que a pontuação de proteção do ocupante infantil foi baixa (10%) principalmente por causa da falta de sinalização do veículo, que não atende aos requisitos da entidade.

Com a nova avaliação, o Latin NCAP revisou os resultados dos testes do Argo/Cronos realizados em 2019, rebaixando a nota de três estrelas para zero na proteção a ocupantes adultos –o modelo continua com quatro estrelas para crianças. Isso porque, segundo a entidade, no ensaio de teste lateral este ano o modelo Fiat apresentou resultados piores mesmo sem alteração nos protocolos. 

Taos completo de R$ 200 mil tira nota máxima

A nota máxima conseguida pelo Taos não surpreende, pois o SUV, produzido na Argentina e no México e preparado para atender legislações de segurança mais rigorosas de mercados como os Estado Unidos, é um veículo com projeto e nível suficiente de sistemas de segurança para atingir as melhores avaliações, mesmo sob critérios mais rigorosos. 

Justamente por isso os testes do Taos foram patrocinados pela Volkswagen com a versão topo de linha e completa em equipamentos, vendida no Brasil por quase R$ 200 mil – ao contrário dos modelos Fiat avaliados em versões básicas compradas pela entidade, com preços públicos em torno de R$ 76 mil (Argo) e R$ 86 mil (Cronos).

Nesse modelo, o Latin NCAP escolhe aleatoriamente na montadora os carros que serão testados e depois os custos de todo o processo são pagos pela montadora patrocinadora – que obviamente patrocina e pede a avaliação porque já sabe que tem condições de tirar notas altas. 

Segundo o Latin NCAP, o Taos com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série atingiu 90% em Proteção a Ocupantes Adultos, 90% em Proteção a Ocupantes Infantis, 60,6% em Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis e 85% para Sistemas de Assistência à Segurança, presentes em grande número do SUV, o modelo mais sofisticado produzido pela Volkswagen na América do Sul.

O Taos passou por ensaios de impactos frontal, lateral, lateral em poste, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres, apresentando em todas as simulações comportamento estrutural estável e boa proteção aos ocupantes, segundo o Latin NCAP. O SUV também se saiu bem nos testes de ESC com mudança repentina de direção (conhecido como teste do alce, que simula o desvio do animal que entra repentinamente na pista) e frenagem autônoma de emergência (AEB), que compensa a segurança passiva considerada “média” em caso de atropelamentos. 

Pelos padrões atuais do Latin NCAP, esses sistemas são considerados na nota quando estão disponíveis em ao menos 50% do volume de produção do modelo. 

“As cinco estrelas do Taos são um marco nos mais recentes protocolos do Latin NCAP e representam o desafio para todos os fabricantes de buscarem a mais alta classificação por estrelas. O Taos fabricado regionalmente oferece segurança de padrão global para seus ocupantes e usuários vulneráveis das ruas”, afirmou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.