VW Delivery Express vai usar motor FPT Proconve L7

Divisão de motores diesel do Grupo Iveco adaptou propulsor para modelo comercial leve da VWCO

Pedro Kutney

Pedro Kutney

Divisão de motores diesel do Grupo Iveco adaptou propulsor para modelo comercial leve da VWCO

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A partir de 1º de janeiro, quando entra em vigor a sétima fase do programa de controle de emissões poluentes veiculares para veículos leves, o Proconve L7, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) vai começar a produzir o seu caminhão comercial leve Delivery Express com motor de um novo fornecedor: a FPT, atual divisão de motores diesel do Grupo Iveco. O modelo lançado junto com a nova família VW Delivery em 2017 até agora era equipado com propulsor Cummins ISF 2.8 de 150 cavalos, com tecnologia de emissões Euro 5 para atender o Proconve L6.


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O VW Delivery Express passa a usar o FPT F1C 3.0 de 156 cavalos, um pouco mais potente que seu antecessor, e torque máximo igual de 360 Nm. Segundo a VWCO, além de atender à nova legislação mais rigorosa de emissões, o novo propulsor pode ser até 5% mais econômico.

A VWCO garante que o motor foi desenvolvido exclusivamente para seu caminhão. “Fechamos uma parceria com a FPT, que dedicou um espaço exclusivo à montagem do motor que nosso time de engenharia desenvolveu exclusivamente para o Delivery Express. Nosso know how nessa calibração não será compartilhado com os demais produtos oferecidos pela FPT no mercado a outras marcas”, afirmou em nota a montadora.