CES 2022: Sony cria startup Sony Mobility para carros elétricos

Fabricante japonesa não deu prazos nem valores, mas quer entrar no mercado de VEs

Victor Bianchin

Victor Bianchin

Fabricante japonesa não deu prazos nem valores, mas quer entrar no mercado de VEs

Imagem de Destaque

A Sony fez ontem sua apresentação na CES 2022 e não faltaram novidades. A companhia apresentou um novo protótipo de carro elétrico e anunciou a criação da Sony Mobility, uma nova empresa voltada exclusivamente para os automóveis elétricos.

A empresa mostrou dois carros no evento: o Vision-S sedã, que já havia sido anunciado ano passado, e o Vision-S SUV, novidade deste ano. Ambos são protótipos e não há planos anunciados para lançamento comercial. Mas, considerando a chegada da Sony Mobility, tudo aponta para que algum carro elétrico da companhia chegue ao mercado.


– LEIA TAMBÉM
Os carros elétricos são destaques da feira de tecnologia CES
GM anuncia Silverado elétrica para 2023
John Deere lança na CES trator autônomo controlado pelo celular


Segundo o comunicado à imprensa, o objetivo da Sony Mobility é “explorar a entrada no mercado de VEs”. Nenhum detalhe foi dado a respeito de investimento, abertura de fábricas ou projeção de novos modelos. Porém, considerando que o mercado de elétricos deve bater a casa dos US$ 957 bilhões em 2030 (segundo a Market Research Future), não é de surpreender que a gigante japonesa queira uma fatia do bolo.

Quanto aos carros, o presidente e CEO da companhia, Kenichiro Yoshida, falou sobre a nova iniciativa. “Este é o nosso novo SUV Vision-S. Ele foi desenvolvido sobre uma base de segurança, adaptabilidade e entretenimento”, disse ele na apresentação da Sony na CES. “Segurança é a nossa principal prioridade para criar uma experiência de mobilidade confortável. Não foi diferente quando fizemos este SUV. 40 sensores no total estão instalados por dentro e por fora do veículo para monitorar segurança”, afirmou.

“Em termos de adaptabilidade, nós temos conectividade que nos permite construir um veículo que evolui continuamente. Isso também torna possível personalizar a cabine para cada usuário. Com o 5G, é possível ter conectividade de alta velocidade, alta capacidade e baixa latência entre o sistema veicular e a nuvem. O Vision-S também evolui a mobilidade como espaço de entretenimento, incluindo experiência de gaming e áudio”, disse ele durante o evento.