Fabricante japonesa não deu prazos nem valores, mas quer entrar no mercado de VEs
A Sony fez ontem sua apresentação na CES 2022 e não faltaram novidades. A companhia apresentou um novo protótipo de carro elétrico e anunciou a criação da Sony Mobility, uma nova empresa voltada exclusivamente para os automóveis elétricos.
A empresa mostrou dois carros no evento: o Vision-S sedã, que já havia sido anunciado ano passado, e o Vision-S SUV, novidade deste ano. Ambos são protótipos e não há planos anunciados para lançamento comercial. Mas, considerando a chegada da Sony Mobility, tudo aponta para que algum carro elétrico da companhia chegue ao mercado.
– LEIA TAMBÉM
> Os carros elétricos são destaques da feira de tecnologia CES
> GM anuncia Silverado elétrica para 2023
> John Deere lança na CES trator autônomo controlado pelo celular
Segundo o comunicado à imprensa, o objetivo da Sony Mobility é “explorar a entrada no mercado de VEs”. Nenhum detalhe foi dado a respeito de investimento, abertura de fábricas ou projeção de novos modelos. Porém, considerando que o mercado de elétricos deve bater a casa dos US$ 957 bilhões em 2030 (segundo a Market Research Future), não é de surpreender que a gigante japonesa queira uma fatia do bolo.
Quanto aos carros, o presidente e CEO da companhia, Kenichiro Yoshida, falou sobre a nova iniciativa. “Este é o nosso novo SUV Vision-S. Ele foi desenvolvido sobre uma base de segurança, adaptabilidade e entretenimento”, disse ele na apresentação da Sony na CES. “Segurança é a nossa principal prioridade para criar uma experiência de mobilidade confortável. Não foi diferente quando fizemos este SUV. 40 sensores no total estão instalados por dentro e por fora do veículo para monitorar segurança”, afirmou.
“Em termos de adaptabilidade, nós temos conectividade que nos permite construir um veículo que evolui continuamente. Isso também torna possível personalizar a cabine para cada usuário. Com o 5G, é possível ter conectividade de alta velocidade, alta capacidade e baixa latência entre o sistema veicular e a nuvem. O Vision-S também evolui a mobilidade como espaço de entretenimento, incluindo experiência de gaming e áudio”, disse ele durante o evento.