GM anuncia Silverado elétrica para 2023

Com modo caranguejo, aceleração maior que de Camaro e mais de 600 km de autonomia, veículo chega para competir com F-150 Lightning

Victor Bianchin

Victor Bianchin

Com modo caranguejo, aceleração maior que de Camaro e mais de 600 km de autonomia, veículo chega para competir com F-150 Lightning

Imagem de Destaque

A GM anunciou hoje, na CES 2022, sua nova Chevrolet Silverado elétrica. O carro é produzido com a plataforma Ultium, a mesma da Hummer elétrica (que chega ao mercado em 2024), e estará disponível em duas versões, uma esportiva e uma para frotas, sendo que esta última chegará ao mercado primeiro, em meados de 2023.

Essa versão de trabalho tem autonomia de 643 km, 664 cv, rodas de aro 24 e 544 kg de carga útil. Vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, aceleração maior que a de um Chevrolet Camaro. Será possível também estender sua capacidade de reboque de 3.628 kg para 9.070 kg, o suficiente para puxar um jatinho. A outra versão, chamada de First Edition, terá um motor em cada eixo e 673 cv.


– LEIA TAMBÉM
Os carros elétricos são destaques da feira de tecnologia CES
John Deere lança na CES trator autônomo controlado pelo celular
CES 2022: Sony cria startup Sony Mobility para carros elétricos


O carro terá um teto solar fixo e porta-malas frontal. Dependendo da configuração, será possível carregar itens com até 3 m de comprimento, utilizando parte da cabine. Outra atração é o “modo caranguejo”, que permite virar as quatro rodas do veículo ao mesmo tempo, oferecendo manobras mais rápidas e precisas. Esse benefício já foi anunciado também para a Hummer elétrica.

Entre os recursos oferecidos está o sistema de direção assistida SuperCruise, que permite dirigir sem usar as mãos nos 320.000 km de estradas compatíveis dos EUA. No que diz respeito a telas, há uma central multimídia de 17’’, quadro de instrumentos digital de 11’’ e um head-up display de 14’’. Também há um assistente de baliza. Já no lado da segurança, o carro conta com freios de emergência automáticos, monitor de permanência na faixa, alerta de colisão e indicador de distância ao carro da frente.

24 módulos da bateria Ultium serão usados para garantir a autonomia do veículo, que é compatível com todo tipo de dispositivo de recarga, desde os lentos (carga AC de 3 a 7 kV), até os rápidos (carga DC de 50 kW) e os superrápidos (carga DC de 350 kW). Com esse último, é possível acrescentar 160 km de autonomia à Silverado em 10 minutos, diz a montadora.

A Silverado EV WT, versão de trabalho, chegará às lojas a partir de US$ 39.990, preço que a coloca frente a frente com a F-150 Lightning da Ford, cujo modelo mais barato também sai por esse preço.