Objetivo é que negócio de elétricos tenha foco e velocidade de uma startup
A Ford anunciou hoje que irá separar seus negócios de carros elétricos e a combustão em duas divisões separadas. Serão elas: a Ford Model e Division (elétricos) e a Ford Blue (combustão). Elas irão operar como negócios distintos, mas irão “compartilhar tecnologia relevantes e boas práticas para nivelar melhorias”.
Para a divisão Model e, o objetivo é “realizar entregas com o foco e a velocidade de uma startup” e “acelerar a entrega de veículos elétricos inovadores em escala”, segundo a montadora informou em comunicado. Já a Blue terá a missão de aumentar a lucratividade do portfólio de veículos a combustão “atacando os custos, simplificando as operações e aumentando a qualidade”.
Esses dois novos departamentos se somam à Ford Pro, divisão anunciada em 2021 para centralizar os serviços para carros e os negócios de distribuição. Cada divisão será independente na apresentação de resultados.
“Nós lançamos uma série de produtos de sucesso globalmente e a demanda pelos nossos novos veículos elétricos, como o F-150 Lightning e o Mustang Mach-E, está gigantesca. Mas nossa ambição com o Ford+ é nos tornarmos uma companhia realmente revolucionária novamente e isso requer foco”, comentou Jim Farley, CEO da Ford, sobre as mudanças.
Ford+ é o nome dado ao plano de crescimento da montadora, o qual inclui o investimento de US$ 30 bilhões até 2025 na eletrificação para fazer com que metade das vendas da empresa seja de elétricos globalmente em 2030. Também estão no pacote a ampliação da oferta de serviços para carros e o investimento em tecnologia de conectividade, entre outros.
Após os resultados excelentes do F-150 em 2021, a Ford anunciou que quer se tornar a segunda maior fabricante de elétricos dos EUA até, no máximo, 2025. A produção de elétricos deve bater 600 mil veículos por ano em 2023.