Nissan revela detalhes da nova plataforma de carros elétricos

A arquitetura será usada pelo SUV-cupê Ariya e servirá de base para 15 veículos zero combustão da aliança com Renault e Mitsubishi

Redacao AB

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A arquitetura será usada pelo SUV-cupê Ariya e servirá de base para 15 veículos zero combustão da aliança com Renault e Mitsubishi

A plataforma que ditará o futuro dos carros elétricos da Nissan e de outras marcas parceiras foi detalhada pela montadora japonesa. Trata-se da nova arquitetura modular CMF-EV, que estreia no SUV-cupê Ariya e que vai servir à sinergia prevista pela aliança entre a marca com Renault e Mitsubishi.

Chamada de “tapete mágico voador”, a CMF-EV adotou o conceito de construção plana. Para estabelecer a estrutura base da plataforma e garantir o centro de gravidade, os engenheiros posicionaram os motores próximos a cada um dos eixos, enquanto os conjuntos de baterias foram projetados para serem finos o bastante dentro da arquitetura.

Papel em branco para os designers

Desta forma, segundo a Nissan, foi possível fornecer aos designers do Ariya uma “tela em branco”. Ou seja, a partir do posicionamento das baterias e dos motores do carro elétrico, os desenhistas da marca puderam desenvolver um veículo totalmente novo dentro do conceito de design Ma, focado em “dominar o potencial do espaço vazio”.

Os projetistas do crossover acupezado, então, optaram por posicionar a unidade de ar-condicionado mais à frente para aproveitar melhor a disposição dos bancos dianteiros e traseiros. Além disso, a ausência do túnel central da transmissão facilitou a otimização do espaço interno do  Ariya.

Versatilidade na cabine e no motor

A cabine do novo carro elétrico da Nissan é definida oportunamente pelo pessoal do marketing de “lounge”. Exageros à parte, ela destaca-se justamente pela modularidade, já que o console central móvel permite configurações diferentes do habitáculo.

Essa promessa de flexibilidade também se estende ao conjunto motriz dos carros elétricos que sairão da arquitetura CMF-EV. A Nissan garante que a plataforma pode receber várias e diferentes configurações de motores e potências, desde propulsor único até a motorização dupla chamada e-4ORCE. 

A mesma versatilidade vale para transmissões e tipos de tração. O e-4ORCE, por exemplo, atua com um jogo 4×4 e com um conjunto de sistemas que prometem garantir a dinâmica e estabilidade do Ariya e dos futuros carros elétricos da marca. Entre eles o dispositivo que minimiza a inclinação da carroceria em freadas bruscas.

SUV-cupê Ariya chega em meados do ano à Europa

O Nissan Ariya já está em pré-venda no Reino Unido, Noruega e Holanda. A chegada aos demais mercados europeus está prevista para entre junho e julho. A arquitetura elétrica CMF-EV faz parte do plano de eletrificação da aliança Renault Nissan Mitsubishi anunciado em janeiro passado.

O projeto reúne investimentos de € 23 bilhões em carros elétricos, inteligentes e conectados. Nos próximos cinco anos, 35 veículos serão lançados pelas três montadoras que se valerão da sinergia de cinco novas plataformas elétricas.

Veja como funciona a plataforma elétrica CMF-EV