Honda atualiza sistema de direção autônoma com novos semicondutores

Sensing 360, aplicado em modelo que será lançado na China este ano, levará chips da Renesas em sua construção

Redação AB

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Sensing 360, aplicado em modelo que será lançado na China este ano, levará chips da Renesas em sua construção

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A Honda anunciou que está desenvolvendo novas tecnologias para serem incorporadas ao seu Sensing 360, sistema de segurança e assistência para aplicação em veículos com direção autônoma. O atual projeto envolve um conjunto de análise de imagens mais preciso e que será item de série em um modelo que será lançado pela montadora ainda este ano, na China.

Para esta aplicação a fabricante adotou semicondutores da Renesas Electronics, que já havia fornecido chips para a versão atual do sistema Sensing, chamada de Elite. “A Honda é uma inovadora global no trabalho de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias de segurança”, enalteceu Yutaka Tamagawa, executivo da área de desenvolvimento de controle eletrônico da empresa.

Sistema tem cinco funcionalidades

O sistema desenvolvido pela Honda engloba cinco funcionalidades. A primeira, o Avanço do Sistema de Frenagem para Mitigação de Colisão (CMBS), envolve a detecção lateral de outros veículos nas ruas e estradas. Uma vez percebida a presença do carro, avisos sonoros são disparados dentro da cabine para alertar o condutor.

Outra função é o Aviso de Tráfego Cruzado Frontal. Quando o veículo está em baixa velocidade ou partindo de uma parada em um cruzamento em uma rua plana, o dispositivo notifica o motorista sobre os veículos que se aproximam para atravessar o cruzamento pelas laterais e pela frente. Ao reconhecer o risco de colisão com um automóvel em travessia, o sistema também emite avisos sonoros e visuais.

Há também a Mitigação de Colisão de Mudança de Faixa. Ao fazer uma mudança de pista, o equipamento ajuda a evitar uma colisão com um veículo na faixa ao lado. Quando o sistema reconhece o risco de batida com um veículo se aproximando por trás, são feitos avisos sonoros e visuais no painel para alertar ao motorista e correções automáticas na direção para evitar colisões.

A quarta função é o Assistente Ativo de Mudança de Faixa. Durante direção com o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) ativo, e com as funções de Acompanhamento em Baixa Velocidade e o Sistema de Assistência para Manutenção de Faixa (LKAS) também ativadas, o sistema auxilia na direção para a mudança de faixa durante o acionamento das setas.

Por fim, o Assistente de Velocidade em Curvas. Ao fazer uma curva em uma via expressa com o ACC ativado, o sistema ajusta a velocidade do veículo. Por meio de uma câmera frontal, o dispositivo detecta a curvatura da pista previamente e auxilia o motorista a fazê-la de maneira suave.