Iveco faz projeto de renovação de frota e pagará até R$ 30 mil por caminhão antigo

Como parte do Renovar, montadora e concessionária parceira concederão crédito para caminhoneiros comprar veículos Euro 5

Redação AB

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Como parte do Renovar, montadora e concessionária parceira concederão crédito para caminhoneiros comprar veículos Euro 5

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Em paralelo ao lançamento do Renovar, o programa de renovação de frotas de veículos pesados, a Iveco anunciou sua primeira iniciativa envolvendo reciclagem de caminhões. A montadora, em parceria com a concessionária Deva, montou estrutura em Lavras (MG) para captar 50 caminhões com mais de 30 anos de utilização. A companhia foi vencedora de licitação promovida pela ABDI (Agência Nacional de Desenvolvimento Industrial), operadora do Renovar. Por isso, ficou responsável pelo projeto piloto. 


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Após o processo inicial, o autônomo e o pequeno transportador que aderirem de forma voluntária ao Renovar ganharão um crédito na entrega do seu veículo com esta característica, que pode variar entre R$ 20 mil e R$ 30 mil para a aquisição de um modelo seminovo Euro 5 na concessionária Iveco instalada em Minas Gerais.

“A Deva, empresa selecionada para executar o projeto piloto, não mediu esforços técnicos e financeiros para a realização de um sonho social criado no DNA do grupo e iniciado em 2011, com os primeiros movimentos junto aos órgãos governamentais estaduais e federais além de entidades sociais, mostrando o impacto ocorrido em outros países quando o resultado provocou uma transformação no mercado em termos sociais e ambientais”, declarou em comunicado o gerente da concessionária, Fausto Oliveira.

Frota de 2 milhões

Segundo levantamento do Sindipeças, em 2020 a frota de caminhões alcançou 2,1 milhões de unidades, com incremento de 1,2% em relação ao ano anterior. A distribuição por idade reforça a necessidade de modernização da frota, iniciando pelos veículos pesados: 17% apresentavam idade média de até cinco anos, 56% entre seis e 15 anos e 27% superavam os 16 anos.

“Essa é uma demanda que está em pauta há décadas e trará muitos benefícios para todos os envolvidos. A renovação da frota trará ainda a adequação às práticas sustentáveis no segmento, padrão de qualidade e segurança para motoristas e caminhoneiros.”, diz Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.

Apesar da clara necessidade de renovação, ainda é incerto se o Renovar será capaz de fomentar um amplo rejuvenescimento, já que a adesão é volunetária. No caso do projeto piloto, por exemplo, o crédito de até R$ 30 mil pode não ser o suficiente para que transportadores autônomos façam a substituição por um seminovo Euro 5, que pode custar centenas de milhares de reais.